segunda-feira, 14 de março de 2016

Projeto Sensações para bebês


Uruguaiana, março de 2016.

Assunto: Corpo humano.

Tema: Os cinco sentidos.

Título: “Cinco sentidos janela para o mundo exterior”.

Duração: Aproximadamente 60 dias letivos.


JUSTIFICATIVA:

Logo que o bebê sai da barriga da mãe, são muitas as informações que o bebê absorve: a luz, os barulhos, o frio ou calor, e já coloca em prática o paladar como forma de sucção. Desta forma, a primeira maneira do bebê interpretar e conhecer o mundo ao seu redor é através dos sentidos, que servem como uma “janela” para o mundo exterior. Sendo assim, através de estímulos visuais, táteis, olfativos, auditivos e gustativos adequados e enriquecedores e que promoverão um adequado desenvolvimento das crianças e o aumento de seus esquemas mentais, bem como, serão o suporte para futuras aprendizagens.


OBJETIVO GERAL:

Ter contato com o mundo exterior enriquecendo suas experiências sensoriais, ampliando seus esquemas mentais e aprimorando sua compreensão quanto ao mundo externo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Brincar;
  • Utilizar a motricidade como forma de aprender;
  • Reconhecer-se como ser independente no mundo;
  • Reconhecer o outro;
  • Expressar curiosidade e interesse;
  • Aprimorar a coordenação motora;
  • Aguçar os sentidos aplicando-os quando necessário;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites;
  • Ouvir, perceber e distinguir sons, brincando com a voz, balbuciando e ampliando a forma de falar e ouvir;
  • Interagir com o outro, expressando sentimentos, desejos e sensações mesmo que por meio do choro;
  • Manipular e explorar materiais alternativos;
  • Observar e ouvir com atenção histórias contadas;
  • Observar e manipular diferentes objetos agindo sobre eles;
  • Dançar;
  • Participar de situações de socialização;
  • Envolver-se em atividades com a família dentro e fora da escola.



ATIVIDADES:


·         Brinquedo livre;

·         Hora da higiene (troca de fralda);

·         Hora da alimentação (mamadeira, fruta, entre outros);

·         Observação e manuseio de livros de pano, revistas e materiais impressos;

·         Audição de canções infantis (Galinha Pintadinha, Mozart para crianças);

·         Músicas cantadas pela professora envolvendo o nome das crianças;

·         Exploração da bandinha;

·         Luvas de texturas (luvas de látex recheadas com grãos de feijão, arroz, entre outros);

·         Tecido com sininhos;

·         Saquinhos aromáticos;

·         Móbile de latas;

·         Móbile de colheres;

·         Garrafas de texturas;

·         Caixa de papelão com tecidos;

·         Varal de imagens;

·         Chocalho de garrafa pet;

·         Arte com tinta comestível (tinta de iogurte);

·         Tapete das sensações;

·         Caixa do tesouro (com colheres de plástico, materiais livres de perigo);

·         Bolinhas de sabão;

·         Amarrar um balão no pulso do bebê;

·         Amarrar um balão no tornozelo do bebê;

·         Bolas ligadas por um elástico;

·         Esconde o rosto (ACHOU!);

·         Esconder objetos atrás de tecidos,

·         Hora do conto (histórias curtas);

·         Observação no espelho;

·         Brincadeira do rola a bola;

·         Brincadeira do bebê voador;

·         Brincadeira de barriga para baixo;

·         Brincar de bola;

·         Brincar com balões;

·         Cantinho da pintura: forrar o chão e a parede com papel pardo e disponibilizar tinta comestível para a livre exploração das crianças;

·         Criação da sacola literária com os bebês: enviar uma sacola com um curto livro de história ou canção para a família ler ou cantar para a criança em casa, será enviada uma ficha com questionamentos para que a família possa responder como foi esse momento;

·         Livrinho de mãozinhas: a educadora faz um livro de mãozinhas com os versinhos de uma parlenda para a família fazer a leitura em casa com o bebê;

·         Confecção de livrinho com cantigas de ninar: montar um livrinho com canções de ninar para que a família possa ler em casa com o bebê;

·         Observação de filmes em vídeo;

·         Painel decorativo alusivo ao dia das crianças;

·         Culinária: biscoitos de leite condensado.


RECURSOS:

Caixas de papelão, retalhos de tecidos, limpadores de cachimbo, lantejoulas, corantes comestíveis, balões, sinos, luvas de látex, alimentos em grãos, iogurte, elástico, livros, instrumentos musicais, saquinhos de chás, feltro, penas coloridas, pompons de pelúcia coloridos, brinquedos, material permanente.


AVALIAÇÃO:

Através de observações registros escritos e fotográficos através do processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário