Uruguaiana, março de 2016.
Assunto: Corpo humano.
Tema: Os cinco sentidos.
Título: “Cinco sentidos janela para o mundo exterior”.
Duração: Aproximadamente 60 dias letivos.
JUSTIFICATIVA:
Logo que o bebê sai da barriga da mãe, são muitas as
informações que o bebê absorve: a luz, os barulhos, o frio ou calor, e já
coloca em prática o paladar como forma de sucção. Desta forma, a primeira
maneira do bebê interpretar e conhecer o mundo ao seu redor é através dos
sentidos, que servem como uma “janela” para o mundo exterior. Sendo assim,
através de estímulos visuais, táteis, olfativos, auditivos e gustativos
adequados e enriquecedores e que promoverão um adequado desenvolvimento das
crianças e o aumento de seus esquemas mentais, bem como, serão o suporte para
futuras aprendizagens.
OBJETIVO
GERAL:
Ter contato com o mundo exterior enriquecendo suas
experiências sensoriais, ampliando seus esquemas mentais e aprimorando sua
compreensão quanto ao mundo externo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Brincar;
- Utilizar a
motricidade como forma de aprender;
- Reconhecer-se como
ser independente no mundo;
- Reconhecer o outro;
- Expressar
curiosidade e interesse;
- Aprimorar a
coordenação motora;
- Aguçar os sentidos
aplicando-os quando necessário;
- Descobrir e
conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus
limites;
- Ouvir, perceber e
distinguir sons, brincando com a voz, balbuciando e ampliando a forma de
falar e ouvir;
- Interagir com o
outro, expressando sentimentos, desejos e sensações mesmo que por meio do
choro;
- Manipular e
explorar materiais alternativos;
- Observar e ouvir
com atenção histórias contadas;
- Observar e
manipular diferentes objetos agindo sobre eles;
- Dançar;
- Participar de
situações de socialização;
- Envolver-se em
atividades com a família dentro e fora da escola.
ATIVIDADES:
·
Brinquedo livre;
·
Hora da higiene
(troca de fralda);
·
Hora da
alimentação (mamadeira, fruta, entre outros);
·
Observação e
manuseio de livros de pano, revistas e materiais impressos;
·
Audição de
canções infantis (Galinha Pintadinha, Mozart para crianças);
·
Músicas cantadas
pela professora envolvendo o nome das crianças;
·
Exploração da
bandinha;
·
Luvas de
texturas (luvas de látex recheadas com grãos de feijão, arroz, entre outros);
·
Tecido com
sininhos;
·
Saquinhos
aromáticos;
·
Móbile de latas;
·
Móbile de
colheres;
·
Garrafas de
texturas;
·
Caixa de papelão
com tecidos;
·
Varal de
imagens;
·
Chocalho de
garrafa pet;
·
Arte com tinta
comestível (tinta de iogurte);
·
Tapete das
sensações;
·
Caixa do tesouro
(com colheres de plástico, materiais livres de perigo);
·
Bolinhas de
sabão;
·
Amarrar um balão
no pulso do bebê;
·
Amarrar um balão
no tornozelo do bebê;
·
Bolas ligadas
por um elástico;
·
Esconde o rosto
(ACHOU!);
·
Esconder objetos
atrás de tecidos,
·
Hora do conto
(histórias curtas);
·
Observação no espelho;
·
Brincadeira do
rola a bola;
·
Brincadeira do
bebê voador;
·
Brincadeira de
barriga para baixo;
·
Brincar de bola;
·
Brincar com
balões;
·
Cantinho da
pintura: forrar o chão e a parede com papel pardo e disponibilizar tinta
comestível para a livre exploração das crianças;
·
Criação da
sacola literária com os bebês: enviar uma sacola com um curto livro de história
ou canção para a família ler ou cantar para a criança em casa, será enviada uma
ficha com questionamentos para que a família possa responder como foi esse
momento;
·
Livrinho de
mãozinhas: a educadora faz um livro de mãozinhas com os versinhos de uma
parlenda para a família fazer a leitura em casa com o bebê;
·
Confecção de
livrinho com cantigas de ninar: montar um livrinho com canções de ninar para
que a família possa ler em casa com o bebê;
·
Observação de
filmes em vídeo;
·
Painel
decorativo alusivo ao dia das crianças;
·
Culinária:
biscoitos de leite condensado.
RECURSOS:
Caixas de papelão, retalhos de tecidos, limpadores de
cachimbo, lantejoulas, corantes comestíveis, balões, sinos, luvas de látex,
alimentos em grãos, iogurte, elástico, livros, instrumentos musicais, saquinhos
de chás, feltro, penas coloridas, pompons de pelúcia coloridos, brinquedos,
material permanente.
AVALIAÇÃO:
Através de observações registros escritos e
fotográficos através do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário