segunda-feira, 14 de março de 2016

Experiências científicas na educação infantil


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA



SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SUGESTÕES DE ATIVIDADES E RECEITAS

 

·      TINTA INVISÍVEL: 3 colheres de amido de milho; 3 copos de água; 20 gotas de tintura de iodo; pincel ou cotonete; folha de papel marrom (papel pardo, papelão).

 

      Modo de fazer: Em uma panela, misture a água e o amido. Leve ao fogo até formar uma calda transparente. Usando o pincel ou o cotonete, escreva uma carta no papel marrom. Deixe secar na sombra por cerca de uma hora. Para revelar, coloque meio dedo de água em um copo e pingue 20 gotas de tintura de iodo. Passe essa mistura sobre a carta e o mistério será revelado!

 

·      CINEMA NA CAIXA: 1 caixa grande de papelão; tecido para fazer uma “saia” na caixa; fita adesiva escura para fechar todos os buracos da caixa; 1 cartolina branca grande.

 

     Modo de fazer: Fechar todos os orifícios da caixa com a fita adesiva. Colar o tecido escuro na parte aberta da caixa formando uma saia. Fazer um buraco da grossura de um lápis a cinco dedos da parte superior da caixa, porém bem no centro dos lados da caixa. Colar a cartolina do lado de dentro da caixa, no oposto do buraco. Ir para um lugar bem iluminado com a caixa e entrar nela, a imagem de fora será refletida de cabeça para baixo dentro da caixa.

 

·      MICROSCÓPIO CASEIRO COM LASER: Seringa com água poluída; dois copos; caneta laser; parede lisa.

 

      Modo de fazer: Manter a seringa suspensa, apoiada entre dois copos com uma gota d’água por cair. Colocar a luz da caneta laser refletida na gota d’água. A luz aumenta 1000 vezes os microorganismos.

 

·      RECEITA DE PAPEL MACHÊ: 2 rolos de papel higiênico; água; bacia ou balde; peneira ou escorredor; ½ quilo de cola branca.

 

     Modo de fazer: Coloque os rolos de papel higiênico, sem o cilindro interno de papelão, em um recipiente e adicione água. Você pode adicionar água fria ou quente. A água quente dissolve mais rapidamente as fibras do papel. Retire o excesso de água com ajuda de um coador. É importante que o papel seja bem coado. Aperte entre as mãos pequenas quantidades de papel retirando bastante a água. Depois de retirar o excesso de água esfarele o papel com as mãos até conseguir “grãos” bem suaves. Adicione cola aos poucos até que a massa fique úmida e com consistência parecida com massa de modelar. A massa está pronta para usar.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário