segunda-feira, 31 de março de 2014

O TRABALHO COM OS PRÉ REQUISITOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA

Os pré-requisitos são conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais que são de relevância indispensável para o aprendizado das crianças em idade pré-escolar. Caso estes pré-requisitos não forem bem trabalhados na educação infantil, formam-se lacunas na aprendizagem da criança que irão dificultar um processo de alfabetização de sucesso.



ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA

SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES PARA A PRÉ-ESCOLA
(CURRÍCULO TRANSVERSAL)

“Currículo é um caminho a ser percorrido que permite dar uma direção em comum a toda à escola, respeitando-se, porém, as especificidades de cada criança no ambiente escolar, bem como, sua respectiva etapa de ensino”.

  • Noção do eu e do esquema corporal;
  • Conhecimento físico: é levado pela realidade externa dos objetos, a forma com que eles são observados (cor, peso, tamanho, textura). Para a criança adquirir o conhecimento físico, precisa, além de observar, ter experiências concretas de ação sobre os objetos, descobrindo as propriedades e características e agindo sobre elas: empurrando, jogando, amassando, provando, quebrando.
  • Conhecimento lógico-matemático: é algo de fonte não observável, ele está dentro do indivíduo, é interno. Ele ocorre da vivência de experiências concretas com objetos, estabelecendo relações entre eles, como por exemplo, a comparação de duas folhas de tamanhos diferentes. Na realidade, a diferença não está nas folhas, e sim nas relações estabelecidas, ou seja, no pensamento, fruto do conhecimento lógico-matematico.
  • Conhecimento social: é formado por normas, convenções, pela concordância entre as pessoas, ou seja, o bom senso. Para a criança adquirir esse conhecimento ela precisa de informações específicas por meio de outras pessoas. A fonte é, portanto, externa. Para obtenção de respostas a criança precisa de alguém que lhe explique valores, símbolos e regras dos vários grupos sociais ou de sua comunidade, que, num conjunto, constituem história e cultura.
  • Percepção da posição das coisas no espaço: em cima, em baixo, em frente, atrás, longe, perto.
  • Coordenação motora ampla: envolve movimentos amplos, desafios e possibilidades de ações com o próprio corpo, velocidade, equilíbrio, destreza, autocontrole (freio inibitório).
  • Coordenação motora fina: envolve movimentos mais delicados dos braços, mãos, dedos e pulsos, como rasgar, amassar, recortar, desenhar, pintar, entre outros.
  • Organização espacial e temporal: noções de ontem, hoje, antes, depois, esquerda, direita, em cima, em baixo, perto, longe.
  • Inclusão de classes: percepção de que o todo é composto por partes que podem ser separadas e unidas.
  • Diferenciação entre letras, números e desenhos.
  • Letramento: leitura de mundo, identificação das letras e seus respectivos sons, escrita do nome identificando as letras do mesmo em outras palavras, como placas de trânsito, sinais, embalagens de produtos industrializados, receitas com pacotes, associar o som da letra com sua escrita, bingo de letras e palavras, dominó de letras e números, jogos da memória de encartes de supermercados, entre outros.
  • Imaginação e criatividade: contos de fadas, faz-de-conta, sentimentos, sensações.
  • Sentidos aguçados.
  • Ver o educador como leitor assíduo.
  • Construir conhecimentos associando conhecimentos prévios com novos conhecimentos, através de jogos, perguntas, desafios, adivinhas, canções, situações-problema, brincadeiras, entre outros.
  • A criança da pré-escola deve sair sabendo todos esses aspectos, desenvolvendo suas habilidades. Tais habilidades são aspectos indispensáveis para uma futura alfabetização da criança, levando-se em conta que a alfabetização é um processo contínuo, e o objetivo da educação infantil não é alfabetizar, mas estimular a evolução da criança, e estes aspectos são indispensáveis para a criança em idade pré-escolar.


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