Os pré-requisitos são conteúdos procedimentais, conceituais e atitudinais que são de relevância indispensável para o aprendizado das crianças em idade pré-escolar. Caso estes pré-requisitos não forem bem trabalhados na educação infantil, formam-se lacunas na aprendizagem da criança que irão dificultar um processo de alfabetização de sucesso.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA
DA EMÍLIA
SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANO DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES PARA A
PRÉ-ESCOLA
(CURRÍCULO TRANSVERSAL)
“Currículo é um caminho a ser percorrido que permite
dar uma direção em comum a toda à escola, respeitando-se, porém, as
especificidades de cada criança no ambiente escolar, bem como, sua respectiva
etapa de ensino”.
- Noção do eu e do esquema corporal;
- Conhecimento físico: é levado pela realidade externa dos objetos, a
forma com que eles são observados (cor, peso, tamanho, textura). Para a
criança adquirir o conhecimento físico, precisa, além de observar, ter
experiências concretas de ação sobre os objetos, descobrindo as
propriedades e características e agindo sobre elas: empurrando, jogando,
amassando, provando, quebrando.
- Conhecimento lógico-matemático: é algo de fonte não observável, ele está dentro
do indivíduo, é interno. Ele ocorre da vivência de experiências concretas
com objetos, estabelecendo relações entre eles, como por exemplo, a comparação
de duas folhas de tamanhos diferentes. Na realidade, a diferença não está
nas folhas, e sim nas relações estabelecidas, ou seja, no pensamento, fruto
do conhecimento lógico-matematico.
- Conhecimento social: é formado por normas, convenções, pela concordância
entre as pessoas, ou seja, o bom senso. Para a criança adquirir esse
conhecimento ela precisa de informações específicas por meio de outras
pessoas. A fonte é, portanto, externa. Para obtenção de respostas a
criança precisa de alguém que lhe explique valores, símbolos e regras dos
vários grupos sociais ou de sua comunidade, que, num conjunto, constituem
história e cultura.
- Percepção da posição das coisas no espaço: em cima, em baixo, em frente, atrás, longe,
perto.
- Coordenação motora ampla: envolve movimentos amplos, desafios e
possibilidades de ações com o próprio corpo, velocidade, equilíbrio,
destreza, autocontrole (freio inibitório).
- Coordenação motora fina: envolve movimentos mais delicados dos braços,
mãos, dedos e pulsos, como rasgar, amassar, recortar, desenhar, pintar,
entre outros.
- Organização espacial e temporal: noções de ontem, hoje, antes, depois, esquerda,
direita, em cima, em baixo, perto, longe.
- Inclusão de classes: percepção de que o todo é composto por partes
que podem ser separadas e unidas.
- Diferenciação entre letras, números e desenhos.
- Letramento: leitura de mundo, identificação das letras e seus respectivos sons,
escrita do nome identificando as letras do mesmo em outras palavras, como
placas de trânsito, sinais, embalagens de produtos industrializados,
receitas com pacotes, associar o som da letra com sua escrita, bingo de
letras e palavras, dominó de letras e números, jogos da memória de
encartes de supermercados, entre outros.
- Imaginação e criatividade: contos de fadas, faz-de-conta, sentimentos,
sensações.
- Sentidos aguçados.
- Ver o educador como leitor assíduo.
- Construir conhecimentos associando conhecimentos
prévios com novos conhecimentos, através de jogos, perguntas, desafios,
adivinhas, canções, situações-problema, brincadeiras, entre outros.
- A criança da pré-escola deve sair sabendo todos
esses aspectos, desenvolvendo suas habilidades. Tais habilidades são
aspectos indispensáveis para uma futura alfabetização da criança,
levando-se em conta que a alfabetização é um processo contínuo, e o
objetivo da educação infantil não é alfabetizar, mas estimular a evolução
da criança, e estes aspectos são indispensáveis para a criança em idade
pré-escolar.
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