ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA
BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ
Coordenadora Pedagógica: Gabriela Fernandes
Projeto Pedagógico:
“Ninguém é
igual a ninguém”
Etapa VI-C
Auxiliar pedagógica: Fátima
Uruguaiana, março de 2014.
Projeto
pedagógico
Assunto:
Identidade.
Temas: Eu e
a diversidade.
Título:
“Ninguém é igual a ninguém”.
Duração:
Aproximadamente 30 dias.
JUSTIFICATIVA:
O ser humano passa, muitas vezes, a vida inteira
buscando compreender a si mesmo e o mundo ao seu redor. A busca da identidade
na criança mostra-se de suma relevância para a construção de sua auto-estima, auto-afirmação
e respeito às suas capacidades, dificuldades e especificidades. Ampliar essa
visão de que todos são diferentes e cada um tem o seu jeito, se faz necessário
na educação infantil, para que a criança, além de respeitar a diversidade,
valorize as diferenças como enriquecedoras na sociedade e não de forma
depreciativa, reconhecendo que cada um contribui a sua maneira para o andamento
do mundo e das relações humanas.
No momento em que a criança conhece a si mesma, como
um todo, seu corpo, suas características físicas, seus gostos, suas
preferências, as semelhanças e diferenças entre os seres humanos, entre outros
aspectos, passa a compreender melhor o mundo que a rodeia, desenvolvendo-se
assim de forma integral.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver o senso crítico, estético, bem como, ampliar
o conhecimento de si mesmo, reconhecendo suas especificidades, capacidades,
dificuldades, valorizando, contudo, a diversidade étnica, cultural, social,
pessoas com necessidades especiais, entre outros aspectos, ampliando sua visão
de eu e de mundo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Brincar;
- Usar a linguagem
oral para conversar, relatar hipóteses e fatos significativos do
cotidiano;
- Identificar e
nomear as partes do corpo;
- Desenvolver o senso
crítico, ético e estético;
- Demonstrar
curiosidade e interesse;
- Desenvolver e
expressar a criatividade;
- Apreciar obras
artísticas, bem como, conhecer algumas informações sobre autores de obras;
- Confeccionar
cartazes coletivos utilizando materiais diversos;
- Valorizar as suas
produções artísticas e as dos colegas;
- Realizar leitura e
releitura de imagem;
- Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
- Compreender e
interpretar histórias;
- Ouvir com atenção
às histórias contadas;
- Desenvolver a
motricidade ampla e fina;
- Movimentar-se
amplamente demonstrando controle de seus movimentos corporais;
- Ampliar o repertório
e a memória musical;
- Cuidar e respeitar
suas produções artísticas e a dos colegas;
- Perceber suas
características, físicas, esquema corporal, e de outras pessoas
valorizando a diversidade;
- Conhecer a história
de seu nome;
- Construir de forma
tridimensional um corpo humano e uma casa;
- Desenvolver e
aplicar o conhecimento lógico-matemático;
- Desenvolver o
conhecimento físico;
- Desenvolver o
conhecimento social;
- Perceber que o todo
é composto por partes;
- Reconhecer direita,
esquerda, em cima, em baixo, em frente, atrás, perto, longe;
- Desenvolver a
organização espacial e temporal;
- Diferenciar letras,
de números e desenhos;
- Escrever o próprio
nome, conhecer e reconhecer os nomes de alguns colegas e/ou objetos;
- Escrever o próprio
nome identificando as letras do mesmo em outras palavras;
- Perceber a
quantidade de letras do seu nome, registrando, mesmo que de forma não
convencional;
- Conhecer e
valorizar sua história de vida e de outras pessoas;
- Identificar seu
endereço, lugar onde vive, e outros aspectos de moradia, materiais usados,
entre outros;
·
Observar e
desenhar um determinado colega, registrando suas características;
·
Comparar
tamanhos, maior, menor, grande, pequeno;
·
Familiarizar-se
com a imagem do corpo;
·
Trabalhar
imitações, gestos e expressões;
·
Construir
a identidade;
·
Conhecer
diversas formas de estrutura familiar.
ATIVIDADE DESENCADEADORA:
Hora do
conto: “Ninguém é igual a ninguém”
ATIVIDADES:
- Auto-retrato;
- Ilustrações das
histórias contadas;
- Linha do tempo;
- Jogo do equilíbrio;
- Pega-pega da
amizade;
- Brincadeira do
“Toque”;
- Jogo da “Caçada
maluca”.
- Jogo “As ilhas”;
- Bingo de nomes;
- Apreciação de
esculturas humanas em data show;
- Construção de
escultura em argila da figura humana;
- Cartaz coletivo com
fotos das crianças, fazendo a sua linha do tempo;
- Observações de características,
semelhanças e diferenças entre as pessoas;
·
Olhar-se no
espelho nomeando as partes do corpo, logo, fazer seu auto-retrato;
· Deitar-se no
chão e pedir que outra criança faça o contorno, pedir que a criança desenhe os
detalhes de seu rosto, cabelo, roupa, sapato, entre outros.
·
Comparar
tamanhos entre as crianças, maior, menor, grande, pequeno;
· Realizar
medições do corpo de cada um, tamanho do pé, altura, número da roupa, pedindo
que a criança anote, mesmo que de forma não convencional;
·
Quebra-cabeça
das partes do corpo;
·
Atividade de
auto retrato com carimbo no espelho;
·
Leitura do poema
“O nome da gente” (Pedro Bandeira)
- Questões de
compreensão e interpretação da história;
- Entrevista com as
famílias sobre a escolha do nome da criança;
- Confecções de
fantoches e/ou bonecos com material de sucata;
- Observar e desenhar
um determinado colega, registrando suas características;
- Leitura do livro
“Ninguém é igual a ninguém”, fazendo comparações entre as características
físicas dos seres humanos, suas semelhanças e diferenças;
- Aprender a letra
inicial e final do nome, identificando o som da respectiva letra;
- Aprender sobre o
lugar onde vive, fazendo um mapa bidimensional (em papel) e um
tridimensional (na sala de aula ou salão), utilizando caminhos, árvores, placas
de trânsito confeccionadas pelo professor, ensinando como se chega em casa
da escola, e na escola vindo de casa;
- Construção da casa
em dobradura;
- Construção de
figura humana e casa em tangran;
- Música “A casa” de
Vinícius de Moraes;
- Pedir que as crianças
façam um desenho de suas casas;
- Observar obras
artísticas com representações de casas (Alfredo Volpi) realizando a
leitura e releitura de obra, utilizando o suporte tridimensional (caixas);
- Após o desenho
pedir que as crianças façam uma casa, mas no suporte tridimensional, isto
é, pintando uma caixinha de leite.
- Desenhar a parte da
casa que mais gosta, logo, apresentar seu desenho na roda da conversa;
- Desenhar a parte da
sua casa que menos gosta e apresentar na roda da conversa;
- Construir a
identidade a partir do poema “Identidade” (Pedro Bandeira).
- Dobradura da casa.
·
Gráficos com as
preferências;
- Construir a árvore
genealógica da criança;
- Confeccionar o
documento de identidade da criança e/ou a certidão de nascimento;
- Interferência
figurativa: imprime-se uma foto em papel sulfite com a metade do rosto da
criança, logo, pede-se que a criança complete a figura de seu rosto,
observando-se no espelho;
·
Brincadeira:
“Capitão mandou!”;
·
Brincando com as
expressões faciais;
- Desenhos a partir das
impressões digitais;
· Entrevista com pais e familiares sobre a escolha do nome;
· Hora do conto: “Oi, eu sou a Dorinha”;
·
Hora do conto:
“Com quem será que eu me pareço?”;
·
Hora do conto:
“Os três porquinhos”;
·
Hora do conto:
“Oi, eu sou o Luca”;
· Hora do conto: “Oi, eu sou a Marina”;
· Hora do conto: “Branca de neve”;
·
Hora do conto:
“N, de nascimento”;
·
Hora do conto:
“C, de corpo humano”;
·
Hora do conto:
“Corpo humano com o Piu-piu”;
·
Hora do conto:
“Um amor de família”
·
Hora do conto:
“As famílias do mundinho”;
·
Hora do conto:
“Cabelo Doido”;
·
Hora do conto:
“Rosita Maria Antonia Martins da Silva”;
·
Hora do conto:
“Eu não sou como os outros”;
·
Hora do conto:
“O bairro do Marcelo”;
·
Brincadeira do
passa a bola;
·
Jogo das
estátuas;
·
Brincadeira com
os blocos lógicos, classificação, seriação e sequência lógica;
·
Construção da
caixa de contagem;
·
Cartaz coletivo
com molde de espelho e papel alumínio e a foto de cada um;
·
Desenhar a
criança e um amigo;
·
Descobrir o
segredo das seqüências lógicas das cores e seguir pintando;
·
Construção de
contos coletivos a partir de imagens;
·
Construir uma
casa a partir da inclusão de classes;
·
Leitura de obra
“A família” de Tarsila do Amaral;
·
Releitura de
obra “Minha família”;
·
Aniversariantes
do mês;
·
Pergaminho da
história do nome;
·
Carimbo da mão e
do pé da criança;
·
Desenhos das
preferências;
·
Receita de pão
caseiro;
·
Jogo: “Na trilha
dos nomes”;
·
Jogo do pega
canudos;
·
Confecção de
convite para a mostra pedagógica.
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA
Exposição de todos os
trabalhos e fotos em data show com mostra pedagógica para as famílias.
RECURSOS:
Papel pardo, papel sulfite, caixinhas de leite
vazias, tintas, pincéis, livros, giz de cera, hidrocor, papel crepom, papel de
dobradura, EVA’s, tenaz, tesoura, cola quente, lápis de cor, creative paper,
farinha, azeite, ovo, fermento, açúcar, sal, obras de arte impressas, data
show, som, CD’s, folhas de papel A3, caixas de papelão, blocos lógicos, pedras,
palitos, fichas com os nomes das crianças, alfabeto móvel, dados, copos
descartáveis, canudos.
AVALIAÇÃO:
Através de observações, registros escritos e
fotográficos do desenvolvimento das atividades do projeto.
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