segunda-feira, 31 de março de 2014

PROJETO DE IDENTIDADE E AUTONOMIA PARA PRÉ-ESCOLA

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA




BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ


Coordenadora Pedagógica: Gabriela Fernandes



Projeto Pedagógico:
“Ninguém é igual a ninguém”
Etapa VI-C
Auxiliar pedagógica: Fátima







Uruguaiana, março de 2014.



Projeto pedagógico
Assunto: Identidade.
Temas: Eu e a diversidade.
Título: “Ninguém é igual a ninguém”.
Duração: Aproximadamente 30 dias.

JUSTIFICATIVA:
O ser humano passa, muitas vezes, a vida inteira buscando compreender a si mesmo e o mundo ao seu redor. A busca da identidade na criança mostra-se de suma relevância para a construção de sua auto-estima, auto-afirmação e respeito às suas capacidades, dificuldades e especificidades. Ampliar essa visão de que todos são diferentes e cada um tem o seu jeito, se faz necessário na educação infantil, para que a criança, além de respeitar a diversidade, valorize as diferenças como enriquecedoras na sociedade e não de forma depreciativa, reconhecendo que cada um contribui a sua maneira para o andamento do mundo e das relações humanas.
No momento em que a criança conhece a si mesma, como um todo, seu corpo, suas características físicas, seus gostos, suas preferências, as semelhanças e diferenças entre os seres humanos, entre outros aspectos, passa a compreender melhor o mundo que a rodeia, desenvolvendo-se assim de forma integral.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o senso crítico, estético, bem como, ampliar o conhecimento de si mesmo, reconhecendo suas especificidades, capacidades, dificuldades, valorizando, contudo, a diversidade étnica, cultural, social, pessoas com necessidades especiais, entre outros aspectos, ampliando sua visão de eu e de mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Brincar;
  • Usar a linguagem oral para conversar, relatar hipóteses e fatos significativos do cotidiano;
  • Identificar e nomear as partes do corpo;
  • Desenvolver o senso crítico, ético e estético;
  • Demonstrar curiosidade e interesse;
  • Desenvolver e expressar a criatividade;
  • Apreciar obras artísticas, bem como, conhecer algumas informações sobre autores de obras;
  • Confeccionar cartazes coletivos utilizando materiais diversos;
  • Valorizar as suas produções artísticas e as dos colegas;
  • Realizar leitura e releitura de imagem;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Compreender e interpretar histórias;
  • Ouvir com atenção às histórias contadas;
  • Desenvolver a motricidade ampla e fina;
  • Movimentar-se amplamente demonstrando controle de seus movimentos corporais;
  • Ampliar o repertório e a memória musical;
  • Cuidar e respeitar suas produções artísticas e a dos colegas;
  • Perceber suas características, físicas, esquema corporal, e de outras pessoas valorizando a diversidade;
  • Conhecer a história de seu nome;
  • Construir de forma tridimensional um corpo humano e uma casa;
  • Desenvolver e aplicar o conhecimento lógico-matemático;
  • Desenvolver o conhecimento físico;
  • Desenvolver o conhecimento social;
  • Perceber que o todo é composto por partes;
  • Reconhecer direita, esquerda, em cima, em baixo, em frente, atrás, perto, longe;
  • Desenvolver a organização espacial e temporal;
  • Diferenciar letras, de números e desenhos;
  • Escrever o próprio nome, conhecer e reconhecer os nomes de alguns colegas e/ou objetos;
  • Escrever o próprio nome identificando as letras do mesmo em outras palavras;
  • Perceber a quantidade de letras do seu nome, registrando, mesmo que de forma não convencional;
  • Conhecer e valorizar sua história de vida e de outras pessoas;
  • Identificar seu endereço, lugar onde vive, e outros aspectos de moradia, materiais usados, entre outros;
·       Observar e desenhar um determinado colega, registrando suas características;
·       Comparar tamanhos, maior, menor, grande, pequeno;
·       Familiarizar-se com a imagem do corpo;
·       Trabalhar imitações, gestos e expressões; 
·       Construir a identidade;
·       Conhecer diversas formas de estrutura familiar.

ATIVIDADE DESENCADEADORA:
Hora do conto: “Ninguém é igual a ninguém”

ATIVIDADES:
  • Auto-retrato;
  • Ilustrações das histórias contadas;
  • Linha do tempo;
  • Jogo do equilíbrio;
  • Pega-pega da amizade;
  • Brincadeira do “Toque”;
  • Jogo da “Caçada maluca”.
  • Jogo “As ilhas”;
  • Bingo de nomes;
  • Apreciação de esculturas humanas em data show;
  • Construção de escultura em argila da figura humana;
  • Cartaz coletivo com fotos das crianças, fazendo a sua linha do tempo;
  • Observações de características, semelhanças e diferenças entre as pessoas;
·       Olhar-se no espelho nomeando as partes do corpo, logo, fazer seu auto-retrato;
·   Deitar-se no chão e pedir que outra criança faça o contorno, pedir que a criança desenhe os detalhes de seu rosto, cabelo, roupa, sapato, entre outros.
·       Comparar tamanhos entre as crianças, maior, menor, grande, pequeno;
·   Realizar medições do corpo de cada um, tamanho do pé, altura, número da roupa, pedindo que a criança anote, mesmo que de forma não convencional;
·       Quebra-cabeça das partes do corpo;
·       Atividade de auto retrato com carimbo no espelho;
·       Leitura do poema “O nome da gente” (Pedro Bandeira)
  • Questões de compreensão e interpretação da história;
  • Entrevista com as famílias sobre a escolha do nome da criança;
  • Confecções de fantoches e/ou bonecos com material de sucata;
  • Observar e desenhar um determinado colega, registrando suas características;
  • Leitura do livro “Ninguém é igual a ninguém”, fazendo comparações entre as características físicas dos seres humanos, suas semelhanças e diferenças;
  • Aprender a letra inicial e final do nome, identificando o som da respectiva letra;
  • Aprender sobre o lugar onde vive, fazendo um mapa bidimensional (em papel) e um tridimensional (na sala de aula ou salão), utilizando caminhos, árvores, placas de trânsito confeccionadas pelo professor, ensinando como se chega em casa da escola, e na escola vindo de casa;
  • Construção da casa em dobradura;
  • Construção de figura humana e casa em tangran;
  • Música “A casa” de Vinícius de Moraes;
  • Pedir que as crianças façam um desenho de suas casas;
  • Observar obras artísticas com representações de casas (Alfredo Volpi) realizando a leitura e releitura de obra, utilizando o suporte tridimensional (caixas);
  • Após o desenho pedir que as crianças façam uma casa, mas no suporte tridimensional, isto é, pintando uma caixinha de leite.
  • Desenhar a parte da casa que mais gosta, logo, apresentar seu desenho na roda da conversa;
  • Desenhar a parte da sua casa que menos gosta e apresentar na roda da conversa;
  • Construir a identidade a partir do poema “Identidade” (Pedro Bandeira).
  • Dobradura da casa.
·       Gráficos com as preferências;
  • Construir a árvore genealógica da criança;
  • Confeccionar o documento de identidade da criança e/ou a certidão de nascimento;
  • Interferência figurativa: imprime-se uma foto em papel sulfite com a metade do rosto da criança, logo, pede-se que a criança complete a figura de seu rosto, observando-se no espelho;
·       Brincadeira: “Capitão mandou!”;
·       Brincando com as expressões faciais;
  • Desenhos a partir das impressões digitais;
·       Entrevista com pais e familiares sobre a escolha do nome;
·       Hora do conto: “Oi, eu sou a Dorinha”;
·       Hora do conto: “Com quem será que eu me pareço?”;
·       Hora do conto: “Os três porquinhos”;
·       Hora do conto: “Oi, eu sou o Luca”;
·       Hora do conto: “Oi, eu sou a Marina”;
·       Hora do conto: “Branca de neve”;
·       Hora do conto: “N, de nascimento”;
·       Hora do conto: “C, de corpo humano”;
·       Hora do conto: “Corpo humano com o Piu-piu”;
·       Hora do conto: “Um amor de família”
·       Hora do conto: “As famílias do mundinho”;
·       Hora do conto: “Cabelo Doido”;
·       Hora do conto: “Rosita Maria Antonia Martins da Silva”;
·       Hora do conto: “Eu não sou como os outros”;
·       Hora do conto: “O bairro do Marcelo”;
·       Brincadeira do passa a bola;
·       Jogo das estátuas;
·       Brincadeira com os blocos lógicos, classificação, seriação e sequência lógica;
·       Construção da caixa de contagem;
·       Cartaz coletivo com molde de espelho e papel alumínio e a foto de cada um;
·       Desenhar a criança e um amigo;
·       Descobrir o segredo das seqüências lógicas das cores e seguir pintando;
·       Construção de contos coletivos a partir de imagens;
·       Construir uma casa a partir da inclusão de classes;
·       Leitura de obra “A família” de Tarsila do Amaral;
·       Releitura de obra “Minha família”;
·       Aniversariantes do mês;
·       Pergaminho da história do nome;
·       Carimbo da mão e do pé da criança;
·       Desenhos das preferências;
·       Receita de pão caseiro;
·       Jogo: “Na trilha dos nomes”;
·       Jogo do pega canudos;
·       Confecção de convite para a mostra pedagógica.



ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA
Exposição de todos os trabalhos e fotos em data show com mostra pedagógica para as famílias.

RECURSOS:
Papel pardo, papel sulfite, caixinhas de leite vazias, tintas, pincéis, livros, giz de cera, hidrocor, papel crepom, papel de dobradura, EVA’s, tenaz, tesoura, cola quente, lápis de cor, creative paper, farinha, azeite, ovo, fermento, açúcar, sal, obras de arte impressas, data show, som, CD’s, folhas de papel A3, caixas de papelão, blocos lógicos, pedras, palitos, fichas com os nomes das crianças, alfabeto móvel, dados, copos descartáveis, canudos.

AVALIAÇÃO:

Através de observações, registros escritos e fotográficos do desenvolvimento das atividades do projeto.

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