Atividades sobre os animais para
bebês
- No Zoológico
- Conforme o bebê aprende a
falar, começa a fazer sons diversos. Portanto, faça uma viagem imaginária ao
zoológico e aprenda sobre os animais, enquanto aprimora as capacidades
auditivas e de linguagem do bebê.
·
Materiais
·
Bichinhos de pelúcia, figuras ou
fotos grandes de animais;
·
Assento para crianças;
·
Sua voz.
·
Modo de fazer:
·
Pegue vários bichinhos de pelúcia
ou fotos grandes de animais.
·
Coloque o bebê na cadeirinha e
sente-se de frente para ele.
·
Segure um dos bichinhos de pelúcia ou uma das
figuras próximo ao seu rosto, para que o bebê possa ver a sua boca, então imite
o som do animal.
·
Deixe o bebê também fazer a
imitação do som do animal.
·
Segure o próximo bichinho ou
figura e faça o som apropriado.
·
Repita com todos os animais ou
figuras.
·
Segure novamente os bichinhos e
as figuras, e faça uma pausa antes de imitar o som do animal, assim o bebê
poderá antecipar o som.
·
Igual ou Diferente?
·
As
capacidades cognitivas dos bebês se desenvolvem rapidamente durante essa fase.
Agora eles já são capazes de classificar, de modo rudimentar, objetos baseados
em similaridades e em
diferenças. Esse jogo ajuda a aprimorar essa capacidade.
Materiais
·
Grupos
de três brinquedos, 2 idênticos e 1 similar, por exemplo, cartas de baralhos,
bichinhos de pelúcia, blocos, figuras, bonecos, bolas de tamanho médio e assim
por diante.
·
Mesa
Modo de fazer
·
Coloque
os itens em grupos de três. Cada grupo deve ter dois itens idênticos e um que
seja um pouquinho diferente.
·
Coloque
os grupos de três em sacos separados.
·
Coloque
o bebê e o saco sobre a mesa.
·
Retire
os três itens do saco e coloque-os sobre a mesa.
·
Pergunte
ao bebê qual item é diferente dos outros dois. Deixe que ele pense no assunto
por alguns minutos. Se ele apresentar dificuldades, faça perguntas sobre os
itens para ajudá-lo a perceber a diferença.
·
Traga
o restante dos sacos; um de cada vez. Deixe que ele fique tentando adivinhar
quais os itens que não pertencem à série.
Segurança
Certifique-se que os itens escolhidos sejam seguros para o bebê.
· Toque
e Descubra
·
Ajude
a criança a aprender como usar o sentido do tato para explorar o seu ambiente.
Estimule-a a imaginar as coisas nas quais toca.
·
Materiais
- Vários itens do
tamanho da palma da mão e que sejam diferentes ao toque, por exemplo,
bichinhos de pelúcia, esponjas de banho, xícaras, biscoito, bola, etc.
- Saco de papel
- Tira de pano para
cobrir os olhos (opcional)
·
Modo de fazer
- Escolha itens de
texturas diferentes, ou de formas diferentes, e coloque-os dentro do saco
de papel.
- Sente-se no chão,
do lado oposto à criança.
- Cubra ou peça que
feche os olhos.
- Tire um item do
saco e coloque-o nas mãos da criança.
- Peça a ela que
toque cuidadosamente o item e que tente adivinhar o que é.
- Dê algumas dicas se
a criança tiver dificuldade em adivinhar.
·
Segurança
- Se a criança não gostar de cobrir os olhos, peça que feche os olhos
e que não dê nem uma olhadinha. Certifique-se de que os itens sejam
seguros ao toque.
- Sabe o Som?
- O bebê mais crescido adora ouvir música, sons de
vozes e de animais. Aprimore a capacidade auditiva dele com sons bem
familiares que ele pode adivinhar.
- Materiais
- Gravador em celular ou outros;
- Sons interessantes
·
Modo de fazer
·
Grave vários
sons interessantes, como, por exemplo, um cão latindo, uma canção de ninar
conhecida, um brinquedo musical, a voz do papai, a campainha do telefone,
chaves chacoalhando, etc. Deixe um intervalo de tempo entre a gravação de cada
som.
·
Toque a gravação
para o bebê e veja se ele consegue adivinhar cada som. Se não tiver deixado um
intervalo suficiente entre os sons, pare a gravação após cada som e deixe a
criança adivinhar.
·
Toque a fita
novamente. Dessa vez, enquanto a fita estiver tocando determinado som, fale
sobre a origem dele.
·
Segurança
·
Certifique-se
de que o som esteja alto o suficiente para ser ouvido, mas suave o suficiente
para não assustar o bebê.
·
Sumiu!
·
Considerando
que o bebê é gente nova no planeta, ele gasta a maior parte do tempo tentando
entender o seu ambiente. Ajude-o nessa tarefa brincando de Sumiu!
- Materiais
- Brinquedos macios e coloridos, como animais de
pelúcia.
- Cobertor, toalha ou paninho
- Modo de fazer
- Coloque vários brinquedos macios e coloridos
fora do alcance dos olhos do bebê.
- Coloque o bebê sentado em sua cadeirinha e
sente-se no lado oposto ao dele.
- Traga um brinquedo e mostre ao bebê. Segure o
brinquedo próximo ao seu rosto e fale com o bebê para chamar a sua
atenção.
- Enquanto o bebê estiver observando, cubra o
brinquedo com um paninho.
- Diga ao bebê: “Sumiu!”.
- Espere alguns segundos, descubra o
brinquedo e anuncie alegremente: ̕“Achou!”.
- Repita com brinquedos diferentes.
- Segurança
- Se o bebê ficar chateado com o sumiço do
brinquedo, esconda o brinquedo devagarzinho e mostre a ele o que você está
fazendo. Não deixe o brinquedo coberto por muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário