quarta-feira, 5 de março de 2014

Atividades sobre os animais para bebês

Atividades sobre os animais para bebês

  • No Zoológico
- Conforme o bebê aprende a falar, começa a fazer sons diversos. Portanto, faça uma viagem imaginária ao zoológico e aprenda sobre os animais, enquanto aprimora as capacidades auditivas e de linguagem do bebê.

·       Materiais

·       Bichinhos de pelúcia, figuras ou fotos grandes de animais;

·       Assento para crianças;

·       Sua voz.

·       Modo de fazer:

·       Pegue vários bichinhos de pelúcia ou fotos grandes de animais.

·       Coloque o bebê na cadeirinha e sente-se de frente para ele.

·        Segure um dos bichinhos de pelúcia ou uma das figuras próximo ao seu rosto, para que o bebê possa ver a sua boca, então imite o som do animal.

·       Deixe o bebê também fazer a imitação do som do animal.

·       Segure o próximo bichinho ou figura e faça o som apropriado.

·       Repita com todos os animais ou figuras.

·       Segure novamente os bichinhos e as figuras, e faça uma pausa antes de imitar o som do animal, assim o bebê poderá antecipar o som.

·       Igual ou Diferente?

·       As capacidades cognitivas dos bebês se desenvolvem rapidamente durante essa fase. Agora eles já são capazes de classificar, de modo rudimentar, objetos baseados em similaridades e em diferenças. Esse jogo ajuda a aprimorar essa capacidade.

Materiais

·       Grupos de três brinquedos, 2 idênticos e 1 similar, por exemplo, cartas de baralhos, bichinhos de pelúcia, blocos, figuras, bonecos, bolas de tamanho médio e assim por diante.
·       Mesa

Modo de fazer

·       Coloque os itens em grupos de três. Cada grupo deve ter dois itens idênticos e um que seja um pouquinho diferente.
·       Coloque os grupos de três em sacos separados.
·       Coloque o bebê e o saco sobre a mesa.
·       Retire os três itens do saco e coloque-os sobre a mesa.
·       Pergunte ao bebê qual item é diferente dos outros dois. Deixe que ele pense no assunto por alguns minutos. Se ele apresentar dificuldades, faça perguntas sobre os itens para ajudá-lo a perceber a diferença.
·       Traga o restante dos sacos; um de cada vez. Deixe que ele fique tentando adivinhar quais os itens que não pertencem à série.

Segurança

Certifique-se que os itens escolhidos sejam seguros para o bebê.

·       Toque e Descubra

·       Ajude a criança a aprender como usar o sentido do tato para explorar o seu ambiente. Estimule-a a imaginar as coisas nas quais toca.

·       Materiais

  • Vários itens do tamanho da palma da mão e que sejam diferentes ao toque, por exemplo, bichinhos de pelúcia, esponjas de banho, xícaras, biscoito, bola, etc.
  • Saco de papel
  • Tira de pano para cobrir os olhos (opcional)

·       Modo de fazer

  • Escolha itens de texturas diferentes, ou de formas diferentes, e coloque-os dentro do saco de papel.
  • Sente-se no chão, do lado oposto à criança.
  • Cubra ou peça que feche os olhos.
  • Tire um item do saco e coloque-o nas mãos da criança.
  • Peça a ela que toque cuidadosamente o item e que tente adivinhar o que é.
  • Dê algumas dicas se a criança tiver dificuldade em adivinhar.

·       Segurança

  • Se a criança não gostar de cobrir os olhos, peça que feche os olhos e que não dê nem uma olhadinha. Certifique-se de que os itens sejam seguros ao toque.
  • Sabe o Som?
  • O bebê mais crescido adora ouvir música, sons de vozes e de animais. Aprimore a capacidade auditiva dele com sons bem familiares que ele pode adivinhar.

  • Materiais
  • Gravador em celular ou outros;
  • Sons interessantes

·       Modo de fazer

·       Grave vários sons interessantes, como, por exemplo, um cão latindo, uma canção de ninar conhecida, um brinquedo musical, a voz do papai, a campainha do telefone, chaves chacoalhando, etc. Deixe um intervalo de tempo entre a gravação de cada som.

·       Toque a gravação para o bebê e veja se ele consegue adivinhar cada som. Se não tiver deixado um intervalo suficiente entre os sons, pare a gravação após cada som e deixe a criança adivinhar.

·       Toque a fita novamente. Dessa vez, enquanto a fita estiver tocando determinado som, fale sobre a origem dele.

·       Segurança

·       Certifique-se de que o som esteja alto o suficiente para ser ouvido, mas suave o suficiente para não assustar o bebê.

·       Sumiu!

·       Considerando que o bebê é gente nova no planeta, ele gasta a maior parte do tempo tentando entender o seu ambiente. Ajude-o nessa tarefa brincando de Sumiu!

  • Materiais
  • Brinquedos macios e coloridos, como animais de pelúcia.
  • Cobertor, toalha ou paninho
  • Modo de fazer
  • Coloque vários brinquedos macios e coloridos fora do alcance dos olhos do bebê.
  • Coloque o bebê sentado em sua cadeirinha e sente-se no lado oposto ao dele.
  • Traga um brinquedo e mostre ao bebê. Segure o brinquedo próximo ao seu rosto e fale com o bebê para chamar a sua atenção.
  • Enquanto o bebê estiver observando, cubra o brinquedo com um paninho.
  • Diga ao bebê: “Sumiu!”.
  • Espere alguns segundos, descubra o brinquedo e anuncie alegremente: ̕“Achou!”.
  • Repita com brinquedos diferentes.
  • Segurança
  • Se o bebê ficar chateado com o sumiço do brinquedo, esconda o brinquedo devagarzinho e mostre a ele o que você está fazendo. Não deixe o brinquedo coberto por muito tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário