SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE IDENTIDADE E
AUTONOMIA
- Olhar-se no espelho
nomeando as partes do corpo, logo, fazer seu auto-retrato;
- Deitar-se no chão e
pedir que outra criança faça o contorno, pedir que a criança desenhe os
detalhes de seu rosto, cabelo, roupa, sapato, entre outros.
- Comparar tamanhos
entre as crianças, maior, menor, grande, pequeno;
- Realizar medições
do corpo de cada um, tamanho do pé, altura, número da roupa, pedindo que a
criança anote, mesmo que de forma não convencional;
- Quebra-cabeça das
partes do corpo;
- Leitura do poema “O
nome da gente” (Pedro Bandeira)
- Questões de
compreensão e interpretação da história;
- Entrevista com as
famílias sobre a escolha do nome da criança;
- Confecções de
fantoches e/ou bonecos com material de sucata;
- Observar e desenhar
um determinado colega, registrando suas características;
- Leitura do livro
“Ninguém é igual a ninguém”, fazendo comparações entre as características
físicas dos seres humanos, suas semelhanças e diferenças;
- Aprender a letra
inicial e final do nome, identificando o som da respectiva letra;
- Aprender sobre o
lugar onde vive, fazendo um mapa bidimensional (em papel) e um
tridimensional (na sala de aula ou salão), utilizando caminhos, árvores,
placas de trânsito confeccionadas pelo professor, ensinando como se chega
em casa da escola, e na escola vindo de casa;
- Música “A casa” de
Vinícius de Moraes;
- Pedir que as crianças
façam um desenho de suas casas;
- Observar obras
artísticas com representações de casas (Alfredo Volpi) realizando a
leitura e releitura de obra, utilizando o suporte tridimensional (caixas);
- Após o desenho
pedir que as crianças façam uma casa, mas no suporte tridimensional, isto
é, pintando uma caixinha de leite.
- Construção de
árvore genealógica;
- Desenhar a parte da
casa que mais gosta, logo, apresentar seu desenho na roda da conversa;
- Desenhar a parte da
sua casa que menos gosta e apresentar na roda da conversa;
- Construir a
identidade a partir do poema “Identidade” (Pedro Bandeira).
- Construir a árvore
genealógica da criança;
- Confeccionar o
documento de identidade da criança e/ou a certidão de nascimento;
- Interferência
figurativa: imprime-se uma foto em papel sulfite com a metade do rosto da
criança, logo, pede-se que a criança complete a figura de seu rosto,
observando-se no espelho;
- Desenhar o contorno
corporal em papel pardo;
- Fazer gráficos com
as preferências das crianças (frutas, cores, alimentos, brincadeiras,
entre outros).
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