segunda-feira, 3 de março de 2014

Atividades de identidade e autonomia

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE IDENTIDADE E AUTONOMIA

  • Olhar-se no espelho nomeando as partes do corpo, logo, fazer seu auto-retrato;
  • Deitar-se no chão e pedir que outra criança faça o contorno, pedir que a criança desenhe os detalhes de seu rosto, cabelo, roupa, sapato, entre outros.
  • Comparar tamanhos entre as crianças, maior, menor, grande, pequeno;
  • Realizar medições do corpo de cada um, tamanho do pé, altura, número da roupa, pedindo que a criança anote, mesmo que de forma não convencional;
  • Quebra-cabeça das partes do corpo;
  • Leitura do poema “O nome da gente” (Pedro Bandeira)

  • Questões de compreensão e interpretação da história;
  • Entrevista com as famílias sobre a escolha do nome da criança;
  • Confecções de fantoches e/ou bonecos com material de sucata;
  • Observar e desenhar um determinado colega, registrando suas características;
  • Leitura do livro “Ninguém é igual a ninguém”, fazendo comparações entre as características físicas dos seres humanos, suas semelhanças e diferenças;
  • Aprender a letra inicial e final do nome, identificando o som da respectiva letra;
  • Aprender sobre o lugar onde vive, fazendo um mapa bidimensional (em papel) e um tridimensional (na sala de aula ou salão), utilizando caminhos, árvores, placas de trânsito confeccionadas pelo professor, ensinando como se chega em casa da escola, e na escola vindo de casa;
  • Música “A casa” de Vinícius de Moraes;
  • Pedir que as crianças façam um desenho de suas casas;
  • Observar obras artísticas com representações de casas (Alfredo Volpi) realizando a leitura e releitura de obra, utilizando o suporte tridimensional (caixas);
  • Após o desenho pedir que as crianças façam uma casa, mas no suporte tridimensional, isto é, pintando uma caixinha de leite.
  • Construção de árvore genealógica;
  • Desenhar a parte da casa que mais gosta, logo, apresentar seu desenho na roda da conversa;
  • Desenhar a parte da sua casa que menos gosta e apresentar na roda da conversa;
  • Construir a identidade a partir do poema “Identidade” (Pedro Bandeira).


  • Construir a árvore genealógica da criança;
  • Confeccionar o documento de identidade da criança e/ou a certidão de nascimento;
  • Interferência figurativa: imprime-se uma foto em papel sulfite com a metade do rosto da criança, logo, pede-se que a criança complete a figura de seu rosto, observando-se no espelho;
  • Desenhar o contorno corporal em papel pardo;
  • Fazer gráficos com as preferências das crianças (frutas, cores, alimentos, brincadeiras, entre outros).

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