SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS DIVERTIDAS
Senhor caçador
- Modo de brincar:
- As crianças devem
se assentar, formando uma roda.
- Uma criança
sorteada será o “caçador” e deve ficar no centro da roda com os olhos
vendados.
- Todas as crianças
devem recitar:
“Senhor caçador, preste bem atenção. Não vai se
enganar quando o gato miar. Mia, mia, gato...”
- Depois, tire a
venda do “caçador”, que deve falar o nome do colega que miou. Dê até duas
chances para a criança descobrir.
- O próximo caçador
será a criança que miou.
Coelhinho
sai da toca
- Modo de brincar:
- Forme duplas. As
crianças em duplas se posicionam uma de frente para a outra, de mãos
dadas, formando as tocas. As “tocas” ficam espalhadas.
- Em cada toca deve
ficar uma criança, que será o “coelhinho”.
- Um “coelhinho” fica
sem toca. Quando você disser “Coelhinho, sai da toca”, todos os
“coelhinhos” devem sair da sua toca e ir para outra.
- Sempre ficará um
“coelhinho” sem toca.
- Em seguida, faça um
revezamento: as crianças que formaram a toca passam a ser “coelhinhos” e
vice-versa.
Coloque a
cauda no burro
- Modo de brincar:
- Faça um desenho de
um burro sem cauda e coloque na parede ou no quadro de giz.
- Escolha duas
crianças e dê a cada uma a cauda do burro feita de papel com um pedaço de
fita adesiva na ponta.
- Cubra os olhos das
crianças com uma venda.
- As crianças devem
tentar colocar a cauda no lugar certo.
- Ganha a criança que
colocar a cauda no lugar indicado ou mais perto.
- Podem ser
desenhados outros animais ou figuras.
- Todas as crianças
devem participar da brincadeira.
Corrida das
formigas em busca de comida
- Modo de brincar:
- Divida a turma em
dois grupos e forme duas fileiras.
- Utilize folhas de
árvores caídas no chão ou recorte o formato de folhas no papel fantasia
verde.
- Coloque as folhas
dentro de uma caixa de sapatos diante de cada fileira. Atenção, o número
de folhas deve ser equivalente ao número de crianças de cada fileira.
- Cada fileira deve
ter, também, uma caixa de sapatos vazia para que as crianças peguem as
folhas e as coloquem dentro.
- O primeiro jogador
de cada fileira recebe a caixa para buscar a comida (folhas). A primeira
criança deve correr até a caixa onde se encontram as folhas, pegar uma,
colocar dentro da caixa e voltar correndo, carregando a caixa na cabeça, e
entregá-la ao segundo da fileira. Este também deverá correr, pegar outra
folha, proceder da mesma forma e entregar ao terceiro. A brincadeira
continua até que todos tenham participado.
- Se a caixa cair, a
criança deve parar e pegar as folhas que se espalharam e só depois poderá
continuar.
- Ganha a fileira que
terminar primeiro.
- No final da
brincadeira, cada caixa deve conter o número de folhas equivalente ao de
jogadores da fileira.
Caixa dos
sentidos
- Material:
- Caixa de sapato;
- Papel pardo;
- Recortes de
revistas;
- Objetos variados
(lixa algodão, pedra, bolinhas de gude, etc.)
- Saquinhos com gelo;
- Potinho (tipo filme
fotográfico);
- Água morna.
- Modo de fazer:
- Encape a caixa com
papel pardo.
- Cole na caixa
alguns recortes de revistas ou desenhos que agucem a curiosidade das
crianças, como alimentos, bichinhos, etc.
- Escolha alguns
objetos e coloque-os dentro da caixa para trabalhar a percepção tátil das
crianças.
- Disponha as
crianças em roda, escolha uma e coloque uma venda nos olhos dela.
- Coloque dentro da
caixa um saquinho com gelo e peça à criança com os olhos vendados que diga
o que está sentindo ao tocar o saquinho. Depois, troque por um potinho com
água morna e peça à criança que diga novamente o que sentiu.
- Deixe que cada
criança toque e perceba o que está na caixa.
- Troque os objetos
da caixa, para proporcionar várias sensações (áspero, macio, duro, liso,
etc.)
- Peça às outras
crianças, que não estão de olhos vendados, que não comentem sobre o que
está dentro da caixa, até que todos tenham participado da brincadeira.
O dono da
casa
- Objetivo:
- Ficar sozinho
dentro da casa.
- Modo de brincar:
- Desenhe uma casa no
chão do pátio.
- Distribua a turma
em grupos de quatro crianças.
- Cada grupo deve se
posicionar no centro da “casa”.
- As crianças devem
se sentar em duplas, uma de costa para a outra.
- A um sinal, as
crianças devem empurrar-se mutuamente com as costas para tentar expulsar o
colega de dentro da casa. O(s) jogador(es) que colocar(em) um dos pés fora
do desenho será(ão) eliminado(s) da partida.
- O jogador que
permanecer dentro da casa é o dono dela.
- Depois de todos os
grupos participarem, faça uma rodada com o vencedor de cada grupo.
Sombra
dançante, que bicho será?
- Material:
- 1 lençol branco;
- 1 lâmpada forte;
- 1 CD;
- Fita adesiva ou
barbante.
- Modo de fazer:
- Prenda o lençol um
pouco afastado da parede.
- Com a lâmpada, crie
uma fonte de luz atrás do lençol.
- Escolha uma criança
para começar.
- Enquanto uma música
é tocada, a criança escolhida vai dançar imitando um animal e fazendo
sombras na parede.
- Quem acertar o nome
do animal imitando deve ir para trás do lençol e fazer a sua imitação.
Brincadeira
da mamãe galinha
- Modo de brincar:
- Uma criança de
olhos vendados será a galinha e o restante da turma, os pintinhos.
- Quando a “galinha”
cacarejar “có,có,có”, os “pintinhos” terão de responder “piu, piu, piu”.
- A “galinha” deverá encontra-los
pelo som dos pios.
- Os “pintinhos” não
poderão sair do lugar.
- O último “pintinho”
a ser encontrado será a “nova galinha”.
Brincando
com seu lobo
- Modo de brincar:
- Coloque a turma em
roda.
- Escolha uma criança
para ser o lobo. Ela deve ficar no centro.
- As crianças da roda
devem fazer as perguntas.
- O lobo deve
responder às perguntas, fazendo gestos.
Roda: - Seu lobo está aí?
Lobo: - Estou!
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Estou tomando banho.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Agora estou me enxugando.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Vestindo a cueca.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Vestindo a calça.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Vestindo a camisa.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Calçando a meia.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Calçando os sapatos.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Penteando o cabelo.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Estou pronto!
- Nesse momento, o
lobo sai correndo tentando pegar uma criança. Aquela que for pega será o
lobo.
Brincando
de mímica
- Modo de brincar:
- Escolha uma criança
da turma.
- Essa criança deverá
pensar em uma profissão e, sem usar palavras, somente por meio de gestos,
imitar uma pessoa trabalhando, de acordo com i que ela pensou.
- A turma deverá
tentar descobrir qual a profissão que o colega está imitando.
- Quem primeiro
descobrir a profissão que está sendo imitada deverá ser o próximo
imitador.
- A brincadeira
prossegue enquanto houver interesse da turma.
- Variação:
- Divida a turma em
dois grupos.
- O primeiro grupo
deve combinar uma profissão e escolher quem vai imita-la.
- Essa criança deve
imitar para o segundo grupo adivinhar.
- Depois é a vez do
segundo grupo imitar para o primeiro adivinhar.
- A cada acerto o
grupo marca um ponto.
- Ganha o grupo que
marcar mais pontos.
- Combine com o grupo
e controle o tempo que cada grupo terá para adivinhar cada profissão.
Completamente
às cegas
- Modo de brincar:
- Dentro ou fora da
sala.
- Não há um número
fixo de participantes. O limite ficará a seu critério.
- As crianças devem
formar um círculo.
- Uma delas deve ser
escolhida para ficar no centro da roda, de olhos vendados, e contar bem
devagar até 20.
- Os jogadores que
estão na roda devem dar 20 passos em qualquer direção.
- Ao final da
contagem, o jogador, de olhos fechados, deve gritar : “Estátua!”
- As crianças da roda
devem ficar imóveis, enquanto a criança do centro da roda tem de achar
o(a) colega mais próximo(a).
- Quando achar o(a)
colega, a criança com os olhos vendados terá de adivinhar, com a ajuda do
tato, o(a) colega que encontrou.
- A criança
identificada deve ser a próxima a ficar no centro da roda.
- Caso não consiga
identificar o colega, paga uma prenda.
Pega-macaco
e pega-coelho
- Modo de brincar:
- Divida a turma em
dois grupos. Um grupo será o de macacos e o outro, o de coelhos.
- Crie uma toca (pode
ser um círculo grande, desenhado no chão). Nessa toca, os macacos não
podem entrar.
- Comece a
brincadeira com os macacos perseguindo os coelhos, que podem se proteger
correndo para a toca.
- A brincadeira
continua até que todos os coelhos sejam pegos. Se preferir, marque um
tempo.
- Depois de
terminada, troque o grupo de perseguição. Os coelhos passam a perseguir os
macacos.
- Crie os galhos para
que os macacos se protejam (podem ser dois grandes riscos no chão)
- A brincadeira continua
enquanto as crianças estiverem interessadas.
Cabra-cega
- Modo de brincar:
- Escolha uma criança
para ser a cabra-cega.
- Vende os olhos dela
com um lenço dobrado de maneira a impossibilitá-la de enxergar.
- Espalhe as outras
crianças em volta da “cabra-cega”, num espaço delimitado. Elas devem estar
prontas para fugir da cabra-cega, que deve agarrar uma das crianças.
- As crianças podem
tocar na cabra-cega provocando-a, para que ela as pegue.
- Assim que a
cabra-cega agarrar uma criança, esta vai para o seu lugar, tornando-se a
próxima cabra-cega.
O lobo e os
cabritinhos
- Modo de brincar:
- Coloque as crianças
duas a duas, com os braços levantados, formando uma casinha.
- Disponha as
casinhas em círculo e, dentro de cada uma, coloque uma criança escondida,
que será o cabritinho.
- No meio do círculo
devem ficar duas crianças. Uma será o lobo e a outra, um cabritinho sem
casinha.
- A um sinal seu, o
lobo persegue o cabritinho, que correrá para qualquer casinha. O
cabritinho que estiver dentro da casinha deve sair de lá e correr para
outra, desabrigando outro cabritinho.
- Quando o lobo pegar
um cabritinho, este passa a ser o lobo na próxima rodada.
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