segunda-feira, 3 de março de 2014

Brincadeiras divertidas para a pré-escola

SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS DIVERTIDAS

Senhor caçador

  • Modo de brincar:
  • As crianças devem se assentar, formando uma roda.
  • Uma criança sorteada será o “caçador” e deve ficar no centro da roda com os olhos vendados.
  • Todas as crianças devem recitar:
“Senhor caçador, preste bem atenção. Não vai se enganar quando o gato miar. Mia, mia, gato...”
  • Depois, tire a venda do “caçador”, que deve falar o nome do colega que miou. Dê até duas chances para a criança descobrir.
  • O próximo caçador será a criança que miou.

Coelhinho sai da toca

  • Modo de brincar:
  • Forme duplas. As crianças em duplas se posicionam uma de frente para a outra, de mãos dadas, formando as tocas. As “tocas” ficam espalhadas.
  • Em cada toca deve ficar uma criança, que será o “coelhinho”.
  • Um “coelhinho” fica sem toca. Quando você disser “Coelhinho, sai da toca”, todos os “coelhinhos” devem sair da sua toca e ir para outra.
  • Sempre ficará um “coelhinho” sem toca.
  • Em seguida, faça um revezamento: as crianças que formaram a toca passam a ser “coelhinhos” e vice-versa.

Coloque a cauda no burro

  • Modo de brincar:
  • Faça um desenho de um burro sem cauda e coloque na parede ou no quadro de giz.
  • Escolha duas crianças e dê a cada uma a cauda do burro feita de papel com um pedaço de fita adesiva na ponta.
  • Cubra os olhos das crianças com uma venda.
  • As crianças devem tentar colocar a cauda no lugar certo.
  • Ganha a criança que colocar a cauda no lugar indicado ou mais perto.
  • Podem ser desenhados outros animais ou figuras.
  • Todas as crianças devem participar da brincadeira.

Corrida das formigas em busca de comida

  • Modo de brincar:
  • Divida a turma em dois grupos e forme duas fileiras.
  • Utilize folhas de árvores caídas no chão ou recorte o formato de folhas no papel fantasia verde.
  • Coloque as folhas dentro de uma caixa de sapatos diante de cada fileira. Atenção, o número de folhas deve ser equivalente ao número de crianças de cada fileira.
  • Cada fileira deve ter, também, uma caixa de sapatos vazia para que as crianças peguem as folhas e as coloquem dentro.
  • O primeiro jogador de cada fileira recebe a caixa para buscar a comida (folhas). A primeira criança deve correr até a caixa onde se encontram as folhas, pegar uma, colocar dentro da caixa e voltar correndo, carregando a caixa na cabeça, e entregá-la ao segundo da fileira. Este também deverá correr, pegar outra folha, proceder da mesma forma e entregar ao terceiro. A brincadeira continua até que todos tenham participado.
  • Se a caixa cair, a criança deve parar e pegar as folhas que se espalharam e só depois poderá continuar.
  • Ganha a fileira que terminar primeiro.
  • No final da brincadeira, cada caixa deve conter o número de folhas equivalente ao de jogadores da fileira.

Caixa dos sentidos

  • Material:
  • Caixa de sapato;
  • Papel pardo;
  • Recortes de revistas;
  • Objetos variados (lixa algodão, pedra, bolinhas de gude, etc.)
  • Saquinhos com gelo;
  • Potinho (tipo filme fotográfico);
  • Água morna.

  • Modo de fazer:
  • Encape a caixa com papel pardo.
  • Cole na caixa alguns recortes de revistas ou desenhos que agucem a curiosidade das crianças, como alimentos, bichinhos, etc.
  • Escolha alguns objetos e coloque-os dentro da caixa para trabalhar a percepção tátil das crianças.
  • Disponha as crianças em roda, escolha uma e coloque uma venda nos olhos dela.
  • Coloque dentro da caixa um saquinho com gelo e peça à criança com os olhos vendados que diga o que está sentindo ao tocar o saquinho. Depois, troque por um potinho com água morna e peça à criança que diga novamente o que sentiu.
  • Deixe que cada criança toque e perceba o que está na caixa.
  • Troque os objetos da caixa, para proporcionar várias sensações (áspero, macio, duro, liso, etc.)
  • Peça às outras crianças, que não estão de olhos vendados, que não comentem sobre o que está dentro da caixa, até que todos tenham participado da brincadeira.

O dono da casa

  • Objetivo:
  • Ficar sozinho dentro da casa.

  • Modo de brincar:
  • Desenhe uma casa no chão do pátio.
  • Distribua a turma em grupos de quatro crianças.
  • Cada grupo deve se posicionar no centro da “casa”.
  • As crianças devem se sentar em duplas, uma de costa para a outra.
  • A um sinal, as crianças devem empurrar-se mutuamente com as costas para tentar expulsar o colega de dentro da casa. O(s) jogador(es) que colocar(em) um dos pés fora do desenho será(ão) eliminado(s) da partida.
  • O jogador que permanecer dentro da casa é o dono dela.
  • Depois de todos os grupos participarem, faça uma rodada com o vencedor de cada grupo.

Sombra dançante, que bicho será?

  • Material:
  • 1 lençol branco;
  • 1 lâmpada forte;
  • 1 CD;
  • Fita adesiva ou barbante.

  • Modo de fazer:
  • Prenda o lençol um pouco afastado da parede.
  • Com a lâmpada, crie uma fonte de luz atrás do lençol.
  • Escolha uma criança para começar.
  • Enquanto uma música é tocada, a criança escolhida vai dançar imitando um animal e fazendo sombras na parede.
  • Quem acertar o nome do animal imitando deve ir para trás do lençol e fazer a sua imitação.

Brincadeira da mamãe galinha

  • Modo de brincar:
  • Uma criança de olhos vendados será a galinha e o restante da turma, os pintinhos.
  • Quando a “galinha” cacarejar “có,có,có”, os “pintinhos” terão de responder “piu, piu, piu”.
  • A “galinha” deverá encontra-los pelo som dos pios.
  • Os “pintinhos” não poderão sair do lugar.
  • O último “pintinho” a ser encontrado será a “nova galinha”.

Brincando com seu lobo

  • Modo de brincar:
  • Coloque a turma em roda.
  • Escolha uma criança para ser o lobo. Ela deve ficar no centro.
  • As crianças da roda devem fazer as perguntas.
  • O lobo deve responder às perguntas, fazendo gestos.

Roda: - Seu lobo está aí?
Lobo: - Estou!
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Estou tomando banho.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Agora estou me enxugando.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Vestindo a cueca.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Vestindo a calça.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Vestindo a camisa.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Calçando a meia.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Calçando os sapatos.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Penteando o cabelo.
Roda: - O que ele está fazendo?
Lobo: - Estou pronto!

  • Nesse momento, o lobo sai correndo tentando pegar uma criança. Aquela que for pega será o lobo.

Brincando de mímica

  • Modo de brincar:
  • Escolha uma criança da turma.
  • Essa criança deverá pensar em uma profissão e, sem usar palavras, somente por meio de gestos, imitar uma pessoa trabalhando, de acordo com i que ela pensou.
  • A turma deverá tentar descobrir qual a profissão que o colega está imitando.
  • Quem primeiro descobrir a profissão que está sendo imitada deverá ser o próximo imitador.
  • A brincadeira prossegue enquanto houver interesse da turma.
  • Variação:
  • Divida a turma em dois grupos.
  • O primeiro grupo deve combinar uma profissão e escolher quem vai imita-la.
  • Essa criança deve imitar para o segundo grupo adivinhar.
  • Depois é a vez do segundo grupo imitar para o primeiro adivinhar.
  • A cada acerto o grupo marca um ponto.
  • Ganha o grupo que marcar mais pontos.
  • Combine com o grupo e controle o tempo que cada grupo terá para adivinhar cada profissão.

Completamente às cegas

  • Modo de brincar:
  • Dentro ou fora da sala.
  • Não há um número fixo de participantes. O limite ficará a seu critério.
  • As crianças devem formar um círculo.
  • Uma delas deve ser escolhida para ficar no centro da roda, de olhos vendados, e contar bem devagar até 20.
  • Os jogadores que estão na roda devem dar 20 passos em qualquer direção.
  • Ao final da contagem, o jogador, de olhos fechados, deve gritar : “Estátua!”
  • As crianças da roda devem ficar imóveis, enquanto a criança do centro da roda tem de achar o(a) colega mais próximo(a).
  • Quando achar o(a) colega, a criança com os olhos vendados terá de adivinhar, com a ajuda do tato, o(a) colega que encontrou.
  • A criança identificada deve ser a próxima a ficar no centro da roda.
  • Caso não consiga identificar o colega, paga uma prenda.

Pega-macaco e pega-coelho

  • Modo de brincar:
  • Divida a turma em dois grupos. Um grupo será o de macacos e o outro, o de coelhos.
  • Crie uma toca (pode ser um círculo grande, desenhado no chão). Nessa toca, os macacos não podem entrar.
  • Comece a brincadeira com os macacos perseguindo os coelhos, que podem se proteger correndo para a toca.
  • A brincadeira continua até que todos os coelhos sejam pegos. Se preferir, marque um tempo.
  • Depois de terminada, troque o grupo de perseguição. Os coelhos passam a perseguir os macacos.
  • Crie os galhos para que os macacos se protejam (podem ser dois grandes riscos no chão)
  • A brincadeira continua enquanto as crianças estiverem interessadas.

Cabra-cega

  • Modo de brincar:
  • Escolha uma criança para ser a cabra-cega.
  • Vende os olhos dela com um lenço dobrado de maneira a impossibilitá-la de enxergar.
  • Espalhe as outras crianças em volta da “cabra-cega”, num espaço delimitado. Elas devem estar prontas para fugir da cabra-cega, que deve agarrar uma das crianças.
  • As crianças podem tocar na cabra-cega provocando-a, para que ela as pegue.
  • Assim que a cabra-cega agarrar uma criança, esta vai para o seu lugar, tornando-se a próxima cabra-cega.

O lobo e os cabritinhos


  • Modo de brincar:
  • Coloque as crianças duas a duas, com os braços levantados, formando uma casinha.
  • Disponha as casinhas em círculo e, dentro de cada uma, coloque uma criança escondida, que será o cabritinho.
  • No meio do círculo devem ficar duas crianças. Uma será o lobo e a outra, um cabritinho sem casinha.
  • A um sinal seu, o lobo persegue o cabritinho, que correrá para qualquer casinha. O cabritinho que estiver dentro da casinha deve sair de lá e correr para outra, desabrigando outro cabritinho.
  • Quando o lobo pegar um cabritinho, este passa a ser o lobo na próxima rodada.

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