CASINHA DA EMÍLIA
PROJETO
ASSUNTOS: Fauna e flora.
TEMA: A Natureza e seus Componentes.
TÍTULO: Amigos da Natureza
PERÍODO DE DURAÇÃO: 01/07 à 30/08/2013
ETAPA: VI C
EDUCADORAS: Teresa e Sandra
JUSTIFICATIVA
O Projeto busca vincular o aluno de modo à saber conviver com os fatos que acontecem com a natureza, tendo conhecimento do meio sobre o qual vive, despertando espírito de afeto, valorizando o ambiente que o cerca, tendo a iniciativa de plantas e animais, isto é, preservando as diversidades da natureza de forma criativa e dinâmica.
OBJETIVO GERAL
Enriquecer o conhecimento diante dos fatos do seu cotidiano correlacionado com o meio ambiente sobre o qual o mesmo está inserido.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
_ Identificar os principais componentes da natureza.
_ Diferenciar formas, tamanhos, texturas e cores que compõem o meio ambiente.
_ Plantar e a cuidar das nossas árvores.
_ Desenvolver hábitos, atitudes e costumes na preservação e cuidados com a natureza e o meio em que vivemos.
_ Saber que um dos valores que norteiam nossa vida é o respeito à natureza.
_ Diferenciar as estações do ano.
_ Identificar o valor nutritivo das frutas.
ATIVIDADE DESENCADEADORA
Hora do conto - João Pé de Feijão: com o auxílio do livro a educadora realizou a contação da história.
ATIVIDADES:
* Hora do conto: O Rei Leão
* Hora do conto: Reino das frutas
* Hora do conto: A Raposa e o Galo
* Hora do conto: A vaquinha
* Hora do conto: A Fazenda
* Hora do conto: O Bezerrinho Leleco
* Hora do conto: Os Três Porquinhos
* Hora do conto: Cães e gatos
* Ilustrações e pinturas das histórias
_ Experiência com o grão de feijão ( copo descartável com algodão molhado).
_ Hora do cinema
* Os protetores da Natureza
_ Passeio para visualização de diferentes tipos de árvores, passeios e flores.
_ Painel coletivo ( árvore no painel pardo).
_ Cultivar o plantio com mudas de árvores frutíferas, cada aluno cuidará da sua árvore.
_ Recorte em revistas e jornais.
_ Colagem.
_ Cartaz paralelo do meio em que vivemos.
_ Cartaz sobre o tempo ( sol, chuva, nublado).
_ Teatro com fantoches ( história contadas).
_ Confecção da flor tulipa e do peixe com papel criative paper.
_ Montagem de um cartaz com os animais.
_ Diferenciar o lixo orgânico e seco através de lixeiras para a visualização diária dos alunos.
- Coleta de folhas, classificação e seriação das folhas, construção artística com as folhas.
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA
Fazer uma exposição para a escola com a experiência do grão de feijão e as mudas de árvores cultivadas pelos alunos.
RECURSOS
Folha sulfite, papel pardo, giz- de –cera, giz colorido, lápis de cor, cola colorida, CD de filmes, livros de histórias, EVA, papel criative paper, pequenos vasos, algodão, copo descartável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário