ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA
BÁRBARA ESTELA
ZANELLA NUÑEZ
Coordenadora
pedagógica: Vera Ortiz
Projeto pedagógico:
“BRINQUEDO, PRA QUE TE QUERO?”
Etapa IV-C
Auxiliar
pedagógica: Sandra

Uruguaiana, outubro de 2013.
Projeto
Pedagógico
Assunto:
Ludicidade
Tema: Os
brinquedos
Título: Brinquedo,
pra que te quero?
Duração:
aproximadamente 30 dias.
JUSTIFICATIVA
A infância possui suas especificidades, e
uma delas é o brincar. O brincar faz parte da natureza infantil, sendo fonte de
prazer, entretenimento e aprendizagem. Brincar possibilita a exploração das
propriedades dos objetos, conhecimento de regras, incorporação de papéis
sociais, a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta.
Através de experiências lúdicas a criança
amplia a sua visão de mundo, exerce sua cidadania, compreende o mundo ao seu
redor, reconhece-se como ser atuante e participativo, evoluindo integralmente
nos mais diferentes aspectos.
Do ponto de vista de Oliveira (2000) através do brincar a criança pode desenvolver
capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação,
ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como
afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o senso crítico, estético, conhecendo
diversos tipos de brinquedos, brincadeiras e jogos construindo aprendizagens
significativas, envolvendo-se em experiências concretas e desafiadoras.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Brincar;
·
Usar a linguagem
oral para expressar conhecimentos prévios, necessidades e desejos;
·
Confeccionar
fantoches e outros brinquedos;
·
Comparar
brinquedos com objetos reais;
·
Conhecer
brinquedos utilizados por crianças em outros países;
·
Descobrir a
relação dos brinquedos em miniatura e as profissões;
·
Classificar e
seriar objetos;
·
Reconhecer cores
e formas;
·
Apreciar canções
diversas;
·
Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
·
Brincar com a
música e com as artes cênicas;
·
Conhecer a
escrita do seu nome;
·
Cuidar e
respeitar suas produções artísticas e a dos colegas;
·
Expressar
curiosidade e interesse;
·
Movimentar-se
amplamente demonstrando controle de seus movimentos corporais;
·
Participar de
diversas manifestações artísticas;
·
Participar de
jogos de imitações;
·
Demonstrar
criatividade e senso estético durante as criações artísticas;
·
Descobrir
brinquedos que podem surgir juntando diferentes sucatas;
·
Conhecer as
propriedades dos brinquedos;
·
Construir álbum
de figuras;
·
Representar brinquedos
de forma tridimensional;
·
Visitar a casa
dos colegas;
·
Estabelecer
noções de quantidade e contagem;
·
Identificar suas
preferências e as dos colegas;
·
Construir uma
loja de brinquedos;
·
Identificar as
propriedades dos brinquedos.
ATIVIDADE DESENCADEADORA
Motivação
para hora do conto: A educadora
mostra um boneco de madeira e faz questionamentos orais para levantar os
conhecimentos prévios das crianças a cerca das propriedades do objeto, quem é
ele, etc.
Hora do
conto: “O Pinóquio” com auxílio do
livro.
Reconto da
história com fantoche de madeira.
ATIVIDADES
·
Usar a narrativa
das crianças sobre suas experiências e brincadeiras prediletas para a
exploração das diversas linguagens. Se um menino conta que jogou bola com o
pai, escrever em uma cartolina ou papel pardo “Pedro jogou bola com o pai” e
dispor de recursos para que a criança registre através do desenho algo
significativo para ela.
·
Visita na casa de algumas crianças, das quais
os pais de propuserem a recepcionar-nos, para mostrar seus brinquedos
preferidos, onde brinca, com quem brinca, etc.
·
Solicitar que as
crianças tragam para a escola brinquedos que não brincam mais para pendurar na
sala, organizando o ambiente e tornando-o lugar de curiosidade, conversação e
exploração.
·
Parlendas,
trava-línguas, adivinhas, músicas, danças, teatros, livros, programas de TV e
brincadeiras.
·
Receita de
brigadeiro.
·
Caça ao tesouro
da árvore dos brinquedos.
·
Loja de
brinquedos na sala com brinquedos que as crianças não brincam mais.
·
Entrevista com
os pais sobre os brinquedos preferidos da criança.
·
Oficina de
construção de brinquedos de sucata com as famílias.
·
Festa à
fantasia.
·
Confecção de
máscara da galinha pintadinha;
·
Construção de
elástico para pular.
·
Confecção de
aquário de sucata.
·
Confecção de
palhaço com sucata.
·
Cartaz coletivo
do Pinóquio com pedaços de madeira.
·
Adivinhações.
·
Desenho, com giz
de cera, de “O Pinóquio”.
·
Leitura de
outros livros com a história de “O Pinóquio”.
·
Informações
sobre autor da história “O Pinóquio”.
·
Filme “O
Pinóquio”.
·
Questionamentos
orais.
·
Visita do
palhaço na sala.
·
Brincadeiras de
faz de conta: médico, professor, motorista, pedreiro, empregada doméstica, etc.
·
Basquete de
salão.
·
Rodas cantadas.
·
Construção de
Pinóquio com palitos de picolé.
·
Classificação e
seriação de brinquedos de acordo com suas propriedades (plástico, madeira,
tecido, silicone).
·
Reproduzir em
modelagem vários brinquedos e o Pinóquio.
·
Desenho de
brinquedos observados nas visitas.
·
Observação,
análise e apreciação de fotos, quadros, imagens de crianças com brinquedos de
antigamente, comparando com os brinquedos tecnológicos.
·
Construção de
vai-e-vem, bilboquê.
·
Construção de
álbum de figuras de diversos brinquedos, pesquisando em revistas e colando no
álbum.
·
Trazer
brinquedos que tem em casa.
·
Observar brinquedos
movidos à corda, a pilha, a eletricidade etc.
·
Apreciação e releitura
de imagem de Ivan Cruz.
·
Corrida no saco.
ATIVIDADE
DE CULMINÂNCIA:
Construção da loja de brinquedos
RECURSOS:
Livros, giz de cera, brinquedos, dinheirinho,
material de sucata, garrafa pet, rolos do papel higiênico, tampinhas de
garrafas, TNT, cola quente, fantoches, fotos, revistas, folha sulfite,
hidrocor, EVA, papel pardo, obras artísticas, giz de quadro.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através de observação e do
alcance, pelas crianças, dos objetivos propostos no projeto.
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