terça-feira, 1 de outubro de 2013

Projeto "Brinquedo, pra que te quero"

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA


BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ
Coordenadora pedagógica: Vera Ortiz






Projeto pedagógico:
“BRINQUEDO, PRA QUE TE QUERO?”
Etapa IV-C
Auxiliar pedagógica: Sandra





Uruguaiana, outubro de 2013.
Projeto Pedagógico

Assunto: Ludicidade

Tema: Os brinquedos

Título: Brinquedo, pra que te quero?

Duração: aproximadamente 30 dias.

JUSTIFICATIVA

A infância possui suas especificidades, e uma delas é o brincar. O brincar faz parte da natureza infantil, sendo fonte de prazer, entretenimento e aprendizagem. Brincar possibilita a exploração das propriedades dos objetos, conhecimento de regras, incorporação de papéis sociais, a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta.
Através de experiências lúdicas a criança amplia a sua visão de mundo, exerce sua cidadania, compreende o mundo ao seu redor, reconhece-se como ser atuante e participativo, evoluindo integralmente nos mais diferentes aspectos.
Do ponto de vista de Oliveira (2000) através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver o senso crítico, estético, conhecendo diversos tipos de brinquedos, brincadeiras e jogos construindo aprendizagens significativas, envolvendo-se em experiências concretas e desafiadoras.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Brincar;
·       Usar a linguagem oral para expressar conhecimentos prévios, necessidades e desejos;
·       Confeccionar fantoches e outros brinquedos;
·       Comparar brinquedos com objetos reais;
·       Conhecer brinquedos utilizados por crianças em outros países;
·       Descobrir a relação dos brinquedos em miniatura e as profissões;
·       Classificar e seriar objetos;
·       Reconhecer cores e formas;
·       Apreciar canções diversas;
·       Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·       Brincar com a música e com as artes cênicas;
·       Conhecer a escrita do seu nome;
·       Cuidar e respeitar suas produções artísticas e a dos colegas;
·       Expressar curiosidade e interesse;
·       Movimentar-se amplamente demonstrando controle de seus movimentos corporais;
·       Participar de diversas manifestações artísticas;
·       Participar de jogos de imitações;
·       Demonstrar criatividade e senso estético durante as criações artísticas;
·       Descobrir brinquedos que podem surgir juntando diferentes sucatas;
·       Conhecer as propriedades dos brinquedos;
·       Construir álbum de figuras;
·       Representar brinquedos de forma tridimensional;
·       Visitar a casa dos colegas;
·       Estabelecer noções de quantidade e contagem;
·       Identificar suas preferências e as dos colegas;
·       Construir uma loja de brinquedos;
·       Identificar as propriedades dos brinquedos.

ATIVIDADE DESENCADEADORA

Motivação para hora do conto: A educadora mostra um boneco de madeira e faz questionamentos orais para levantar os conhecimentos prévios das crianças a cerca das propriedades do objeto, quem é ele, etc.
Hora do conto: “O Pinóquio” com auxílio do livro.
Reconto da história com fantoche de madeira.

ATIVIDADES

·       Usar a narrativa das crianças sobre suas experiências e brincadeiras prediletas para a exploração das diversas linguagens. Se um menino conta que jogou bola com o pai, escrever em uma cartolina ou papel pardo “Pedro jogou bola com o pai” e dispor de recursos para que a criança registre através do desenho algo significativo para ela.
·        Visita na casa de algumas crianças, das quais os pais de propuserem a recepcionar-nos, para mostrar seus brinquedos preferidos, onde brinca, com quem brinca, etc.
·       Solicitar que as crianças tragam para a escola brinquedos que não brincam mais para pendurar na sala, organizando o ambiente e tornando-o lugar de curiosidade, conversação e exploração.
·       Parlendas, trava-línguas, adivinhas, músicas, danças, teatros, livros, programas de TV e brincadeiras.
·       Receita de brigadeiro.
·       Caça ao tesouro da árvore dos brinquedos.
·       Loja de brinquedos na sala com brinquedos que as crianças não brincam mais.
·       Entrevista com os pais sobre os brinquedos preferidos da criança.
·       Oficina de construção de brinquedos de sucata com as famílias.
·       Festa à fantasia.
·       Confecção de máscara da galinha pintadinha;
·       Construção de elástico para pular.
·       Confecção de aquário de sucata.
·       Confecção de palhaço com sucata.
·       Cartaz coletivo do Pinóquio com pedaços de madeira.
·       Adivinhações.
·       Desenho, com giz de cera, de “O Pinóquio”.
·       Leitura de outros livros com a história de “O Pinóquio”.
·       Informações sobre autor da história “O Pinóquio”.
·       Filme “O Pinóquio”.
·       Questionamentos orais.
·       Visita do palhaço na sala.
·       Brincadeiras de faz de conta: médico, professor, motorista, pedreiro, empregada doméstica, etc.
·       Basquete de salão.
·       Rodas cantadas.
·       Construção de Pinóquio com palitos de picolé.
·       Classificação e seriação de brinquedos de acordo com suas propriedades (plástico, madeira, tecido, silicone).
·       Reproduzir em modelagem vários brinquedos e o Pinóquio.
·       Desenho de brinquedos observados nas visitas.
·       Observação, análise e apreciação de fotos, quadros, imagens de crianças com brinquedos de antigamente, comparando com os brinquedos tecnológicos.
·       Construção de vai-e-vem, bilboquê.
·       Construção de álbum de figuras de diversos brinquedos, pesquisando em revistas e colando no álbum.
·       Trazer brinquedos que tem em casa.
·       Observar brinquedos movidos à corda, a pilha, a eletricidade etc.
·       Apreciação e releitura de imagem de Ivan Cruz.
·       Corrida no saco.


ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA:

Construção da loja de brinquedos


RECURSOS:

Livros, giz de cera, brinquedos, dinheirinho, material de sucata, garrafa pet, rolos do papel higiênico, tampinhas de garrafas, TNT, cola quente, fantoches, fotos, revistas, folha sulfite, hidrocor, EVA, papel pardo, obras artísticas, giz de quadro.

AVALIAÇÃO:


A avaliação será realizada através de observação e do alcance, pelas crianças, dos objetivos propostos no projeto.

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