ATIVIDADES DE CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
Caçada Maluca:
Organizar 03 caixas ou mais e
identificá-las com cores diferentes. As crianças deverão procurar, pela sala,
objetos que correspondam às três cores das caixas e guardá-las nas caixas com
as respectivas cores. Estipular um tempo para a captura, ao sinal (apito, final
da música...) deve encerrar a caçada.
Dividir a turma em três
grupos, onde cada grupo representa uma cor. A partir daí lançar desafios:
contar quantos objetos de cada cor foi capturado; observar quem tem mais/menos;
levantar hipóteses se um número X de objetos conseguissem escapar quantos
permaneceriam; agrupar por diferentes texturas, pesos, tamanhos; ordená-los
levando em conta suas características, entre outros.
Para Classificação:
Usando materiais manipulativos variados:
botões, tampas, brinquedinhos de plástico, pede-se que cada grupo de 4 crianças
faça agrupamentos de objetos em função da semelhança na cor, forma ou espécie e
aos poucos os agrupamentos prosseguem fazendo alternância nos critérios
pensados. É fundamental que a professora faça os questionamentos: o que
pensaram ao agrupar os objetos daquele jeito? Em que se parecem, porque os
objetos de uma coleção ficariam separados dos outros? Qual nome que pode ser
dado aos que ficaram fora da seleção?
Jogo dos pares:
Em grupo de 04 alunos com blocos lógicos,
tendo como objetivo comparar características das peças e formando pares (oito
peças dos blocos lógico-quadrados e triângulos grandes e pequenos azuis e
vermelhos). O primeiro aluno forma um par utilizando um critério de sua
escolha, os demais devem descobrir o critério adotado para formar o primeiro
par, a fim de continuarem formando novos pares, obedecendo à mesma regra. Ex: O
1º aluno escolheu seu par, quadrados vermelhos, um grande, um pequeno,
utilizando o critério tamanho, os próximos jogadores devem construir pares que
mantenham a mesma regra, ou seja, formas e cores iguais, mas tamanhos
diferentes. Se o 2º e o 3º jogadores seguirem a regra, o 4º jogador formará o
par automaticamente. Ex. de materiais que poderiam ser utilizados: figuras e
brinquedos.
Para a Sequência:
Noção de sequência utilizando sapatos: o
professor forma um conjunto padrão no centro das crianças (dois sapatos de lado
e três de sola pra cima; três com sola para cima e dois pra baixo; dois virados
pra esquerda e dois pra direita). Elas deverão continuar a sequencia de sapatos
obedecendo a mesma regra até todos terem colocado. O professor pode sugerir uma
nova fila mudando a regra ou mesmo utilizando o próprio corpo da criança
(sentados e deitados, de costas e de lado, de bruços e de costas).
Jogo das diferenças:
Desenvolver a habilidade de comparar e
discriminar. São usadas folhas de A4 e figuras dos blocos lógicos. Sobre a
folha, dividida em quatro partes, o professor coloca duas figuras geométricas
que contenham uma diferença, por exemplo, um retângulo azul e um vermelho,
nesse caso tendo uma diferença: a cor. O professor coloca a terceira peça e
desafia a criança a colocar a quarta peça, observando que entre ela e a vizinha
deverão existir as mesmas diferenças. Aos poucos pode ser aumentado o número de
diferenças, critérios, chegando a quatro: tamanho, cor, forma e espessura.
Dominó ao
contrário - Este é de cores...
O azul não se encosta ao azul, o verde não se encosta ao verde. Com esse jogo,
a turma aprende a planejar e a corrigir.
- COMO FAZER: Em uma folha de papel, faça o contorno de uma figura qualquer - um
objeto, um animal ou uma forma geométrica. Divida-a aleatoriamente. Para os
pequenos de quatro a seis anos e para os iniciantes de 7 a 10, faça até dez
subdivisões para não dificultar muito. Quando sentir que os alunos maiores já
dominam a atividade, aumente as subdivisões ou deixe que criem as próprias
figuras.
- COMO JOGAR
- O jogo é individual. Cada aluno recebe quatro canetas hidrocor ou lápis de
cores diferentes e a folha com a figura desenhada. Os pequenos podem trabalhar
com giz de cera grosso, pintura a dedo e colagem de papéis ou de tecidos. O
objetivo é colorir a figura usando as quatro cores sem deixar regiões vizinhas
da mesma cor. Áreas limitadas pelo vértice podem ter tonalidades iguais. Se a
criança não conseguir completar a figura, dê a ela a oportunidade de repintar
algumas áreas.
-VARIAÇÃO -
É possível trabalhar em
duplas. As crianças têm de encontrar juntas, uma solução para
o desafio.
Bolinhas
de pingue-pongue – Soprar bolinhas de ping-pong: traçar
duas linhas a uma distância de 3m uma da outra e formar fileiras uma de frente
para a outra atrás das linhas. Inicia-se o jogo dando uma bolinha para as
primeiras crianças de cada fila de um dos lados, estas deverão soprá-las até
seus companheiros das filas à frente indo para trás destas filas. A criança que
recebeu a bolinha repetirá a mesma ação para o outro lado e assim sucessivamente.
Se for em forma de competição, vence a equipe que terminar primeiro.
Arco-Íris – fazer um arco-íris no chão com giz
ou tiras de papel crepom coloridas. Colocar no final do arco-íris um baú (caixa
de papelão) com brinquedos, bexigas, objetos ou fantasias que correspondam às
cores do arco-íris desenhado no chão. Execução: formar fileiras, uma para cada
cor atrás de uma linha em frente ao arco-íris a mais ou menos 1m de distância
ao sinal do professor, os primeiros de cada fila deverão sair andando por cima
da linha até o baú e trazer um objeto que corresponda à cor de sua equipe.
Todos deverão repetir o mesmo processo; a próxima criança sairá somente quando
seu companheiro ultrapassar a linha de chegada. A equipe que primeiro completar
o jogo será vencedora.
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