terça-feira, 1 de outubro de 2013

Atividades de natureza e sociedade

ATIVIDADES DE NATUREZA E SOCIEDADE

Coordenadora pedagógica: Bárbara Zanella.

Tema 1: Estudo da Natureza e Sociedade de 0 a 3 anos

Atividade 1

Fundamentos teóricos – “A criação de alguns animais na instituição, como tartarugas, passarinhos ou peixes, também pode ser realizada com a participação das crianças nas atividades de alimentação, limpeza etc.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)
Receitas, culinárias, fazer massas caseiras, tintas que não sejam tóxicas ou as mais diversas misturas pelo simples prazer do manuseio são possibilidades de trabalho.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)


Nome da atividade: Observação do desenvolvimento de um animal: o girino
Objetivo(s):
·        Observar o desenvolvimento de um ser vivo.

Descrição Detalhada da atividade desenvolvida: A professora apresentará para as crianças um girino, dando explicações sobre tal animal e suas principais características, fazendo todas as explorações possíveis e necessárias.
O girino ficará em um aquário, na sala de aula. A cada dia, a turma observará o animal, destacando as mudanças ocorridas de um dia para o outro. Durante o seu desenvolvimento serão realizadas outras atividades relacionadas.
Ao atingir a forma adulta, o animal será devolvido, à natureza, ao seu habitat natural pelos alunos, e a professora.


Atividade 2
Nome da atividade: Preparo de receita: gelatina
Objetivo(s):
·        Desenvolver noções de evaporação da água.

Descrição Detalhada da atividade desenvolvida: A crianças irão preparar, com o auxílio da professora, a receita de uma gelatina.
A turma será dividida em grupos, cada grupo receberá um sabor diferente de gelatina, uma tigela, uma colher, meia xícara de água fria e alguns cubinhos de gelo (a água quente será adicionada pela professora).
Os alunos serão orientados a despejar o conteúdo do pacote de gelatina na tigela. Após a professora adicionará água quente e as crianças deverão mexer a gelatina. Nesta etapa do preparo a professora realizará uma experiência para que as crianças percebam como a água se evapora. Será colocada sobre a tigela a tampa de um pote, gelada. As crianças deverão observar o que acontece quando a tampa é colocada sobre o vapor da água quente.
Logo após as crianças deveráo adicionar água fria e alguns cubinhos de gelo, completando a receita. Nesta etapa do preparo a professora conversará sobre outra forma apresentada pela água, a forma sólida, o gelo.
Depois de concluído o preparo as crianças deverão distribuir o conteúdo da tigela em copinhos com o auxílio de outro copinho descartável.
Após a destribuição da gelatina nos copinhos a professora levará os mesmos até a cozinha para que sejam colocados no freezer e possam ser saboreados pelos alunos na hora do lanche.


Tema 2: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos -  Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
Atividade 3
Fundamentos teóricos – Em nossa sociedade existem muitas culturas e pessoas diferentes. Na família ocorre o mesmo, seja por idade ou por modo de ser. Mostrar para os alunos as diferentes famílias que existem e respeitá-las.
Na instituição de educação infantil, a criança encontra possibilidade de ampliar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer novas formas de relação e de contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais, cruzar histórias individuais e coletivas, compor um repertório de conhecimentos comuns àquele grupo etc. Reconhecer-se como ser individual, com identidade própria.
           É necessário instigar os alunos para que busquem conhecimentos de diferentes culturas, modos de viver de diferentes povos, seus costumes, suas alimentações, vestuários, como trabalham e como se divertem. Auxiliando-os a compreensão e ao respeito às diversidades humanas, suas histórias sócio-culturais e a importância da conservação do acervo histórico de uma sociedade.
      Concatenando conhecimentos, as crianças podem estabelecer relações entre seu dia-a-dia e outras vivências, percebendo as constantes transformações existentes na sociedade e na humanidade em todos os tempos e em todos os sentidos.


Nome da atividade: Árvore Genealógica
Objetivo(s):
·      Conhecer diferentes famílias e culturas;
·      Identificar os membros de sua família no presente e no passado;
·      Reconhecer-se como membro de sua família no presente e no passado;
·      Perceber a diversidade dos componentes de uma família e respeitá-la.

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: A professora realizará uma reunião com os pais para propor que os mesmos façam uma árvore genealógica da família de cada aluno;
      Fazer um cartaz em casa com o auxílio do aluno com fotos ou com nomes de seus familiares;
      Levar para a escola, para exposição aos demais colegas e pais;
Realizar uma exposição de como vivem cada família hoje, e como viviam antes. Falar algumas curiosidades da família, suas origens, suas culturas e seus antepassados;
      Após questionar os alunos sobre o parentesco, exemplo:
      O irmão de minha mãe é meu? .................
          O filho de minha tia é meu? ...............
          A mãe do meu pai é minha? ..............
          O pai da minha mãe e meu? ..............




Atividade 4
Nome da atividade: Uma tarde no museu
Objetivo(s):
·      Conhecer e identificar os pontos turísticos da cidade;
·      Conhecer uma fonte preciosa de conhecimentos e descobertas para a formação educacional;
·      Valorizar o patrimônio cultural do seu grupo social e interessar-se por conhecer diversas formas de expressão cultural;
·      Conhecer obras, documentos e objetos que fizeram parte de nossa história;
·      Compreender, com o acervo documental e objetos que constituem o museu, os avanços tecnológicos da humanidade;
·      Perceber a importância da preservação da história e da cultura dos povos, para passar conhecimentos de geração para geração;
·      Valorizar a preservação do meio em que vivemos.

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: A professora organizará uma visita ao museu municipal, fazendo antes um passeio pelos pontos turísticos da cidade como praças, igrejas, rios, clubes, cinema e biblioteca municipal.
      Solicitará o auxílio de alguns pais que possam acompanhá-los durante o passeio.
      No percurso discorrerá sobre a importância da preservação do meio onde moramos, do patrimônio histórico-cultural da cidade, para que tenhamos o que mostrar para nossos filhos e nossos netos e assim respectivamente.
      Durante a visita ao museu, explanar sobre documentos e objetos que constitui nossa história e a importância da conservação do acervo histórico-cultural.
      Combinar para próxima aula, na rodinha de conversa um debate sobre o que os alunos acharam do passeio, dos documentos e objetos que conheceram.


Tema 3: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos – Lugares e suas paisagens
Atividade 5

Fundamentos teóricos – De acordo com o RCNEI (1998, vol.3, pg.185):
                                   “O contato com representações como as plantas de rua, os mapas, globos terrestres e outros tipos de representação, como os desenhos feitos pelos adultos para indicar percursos (chamados croquis) poderá ocorrer com a mediação do professor. Esse contato permitirá às crianças reconhecerem a função social atribuída a essas representações nos contextos cotidianos e de trabalho, e se aproximarem das características da linguagem gráfica utilizada pela cartografia.”
De acordo com o RCNEI (1998, vol. 3, pg. 184):

                                          “A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a observá-las de forma intencional, orientada por questões que elas se colocam ou que os adultos a sua volta lhes propõem. Elas podem ser convidadas a reconhecer os componentes da paisagem por meio de algumas questões colocadas pelo professor, realizadas em função do tema que está sendo trabalhado.”


Nome da atividade: O homem muda a paisagem
Objetivo(s):
·      Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
·      Valorizar e preservar o meio ambiente para a qualidade da vida humana e de outras espécies;
·      Usar a linguagem oral para conversar e relatar fatos e hipóteses significativos;
·      Usar a linguagem do recorte para expressar aprendizados;
·      Identificar os diferentes tipos de paisagens;
·      Perceber sua importância no meio onde vive como agente ativo e participativo nas mudanças, bem como, na manutenção de certas atitudes que podem ser certas ou erradas, neste processo de educação ambiental e no contexto educacional e social.

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas:
1º momento: Na hora da rodinha da conversa a educadora expõe dois tipos de paisagens diferentes: uma paisagem poluída e destruída pela ação humana, e a segunda imagem uma natureza linda e cuidada. A professora começa fazendo questionamentos como: Como são estes lugares? O que aconteceu com eles para que eles ficassem assim? Em qual destes lugares você gostaria de viver? Por quê? O que acontece com as pessoas quando elas vivem em lugares poluídos? Você cuida da sua casa? Por quê? Você cuida da sua escola? Por quê? Você cuida das praças e lugares turísticos da sua cidade e bairro? E assim, problematizando com as crianças segundo sua espontaneidade e seus conhecimentos prévios.
2º momento: Fazer um passeio com as crianças nos entornos da escola para analisar a situação: Este bairro está limpo e cuidado? Está sujo? Tendo, sempre, como pano de fundo este tipo de questionamento. Podem-se levar cartazes, demonstrando para a comunidade, o interesse de cuidar dos lugares e suas paisagens.

3º momento: Os alunos selecionam algumas revistas para recortar imagens das ”Paisagens cuidadas onde gostaríamos de viver” e dos “Lugares sujos e mal cuidados” e assim, fazer dois cartazes com estes títulos e suas respectivas imagens.


Atividade 6
Nome da atividade: Caça ao tesouro
Objetivo(s):
·      Explorar o ambiente da escola, para que possa se relacionar cooperativamente com os colegas, manifestando curiosidade e interesse;
·      Participar ativamente na resolução de problemas;
·      Interpretar a linguagem gráfica dos mapas.

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas:
A educadora explica as regras do jogo. A turma será dividida em dois grupos, para tanto, serão entregues um mapa diferente para cada grupo, cada primeiro mapa dá uma pista que vai dar em outro mapa e cada mapa tem o desenho de um lugar da escola e uma marcação de onde está escondida a próxima pista. As pistas da caça ao tesouro são escondidas nos diversos lugares da escola. Os dois grupos encontram cada qual, o seu tesouro, que pode ser um objeto escolhido pelo educador.


Tema 4: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos – Os fenômenos da natureza
Atividade 7

Fundamentos teóricos – Com base no RCNEI o professor deve proporcionar ao aluno a interação entre as crianças com o meio, com a finalidade de ampliar seu conhecimento e reconhecer seus limites. De acordo com o RCNEI o professor deve levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos.


Nome da atividade: Hora do conto “Dia de chuva” Ana Maria Machado
Objetivo(s):
·      Ampliar a linguagem oral através de questionamentos sobre o tema;
·      Compreender o fenômeno da natureza “chuva” através da história trabalhada;
·      Relatar fatos de sua vivência;
·      Observar e manusear diferentes materiais sobre o fenômeno.

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas:
A professora fará questionamentos como, por exemplo: O que podemos fazer em um dia de chuva? De onde vem a chuva? Por que chove? O que tu fazes em um dia de chuva? Como fica a rua onde tu moras?
Após os questionamentos a professora fará a leitura da historia “dia de chuva” da autora Ana Maria Machado.


Atividade 8
Nome da atividade: Jogo de luz e sombra
Objetivo(s):
·      Despertar a imaginação;
·      Diferenciar fontes luminosas;
·      Identificar as sombras de diferentes objetos.
Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: A professora ficará atrás de uma cortina, a sala estará sem luz, com a luz da lanterna ele irá iluminar diferentes objetos que estarão organizados em cima da mesa e pedirá que as crianças digam de qual objeto é a sombra que está aparecendo.


Tema 5: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos – Os seres Vivos

Atividade 9

Fundamentos teóricos – Percepção dos cuidados com o corpo. Percepção dos cuidados necessários, a preservação da vida e do ambiente.

Nome da atividade: Quebra cabeça
Objetivo(s):
·      Reconhecer o esquema corporal próprio, comparando-o com o de outros seres vivos


Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: Em pequenos grupos ou individualmente montar o quebra-cabeça oferecido.
Exemplos: homem, mulher, bebê, criança, cavalo, peixe, cobra, pássaro, borboleta, tartaruga, sapo.
Os quebra-cabeças oferecidos terão poucas peças e as partes do corpo estarão destacadas (cabeça, tronco e membros se houver).

Atividade 10
Nome da atividade: Cuidados com as plantas
Objetivo(s):
·      Compreender a importância dos cuidados básicos necessários com as plantas como: sol, água, ar e terra.

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas:  Levar para a sala de aula três vasos iguais com mudas de plantas iguais para as crianças observarem como o cuidado com a planta vai fazer a diferença no seu desenvolvimento.
      Primeiro vaso com a planta deixar pegando sol e molhar com freqüência.
      Segundo vaso com a planta deixar ao sol sem molhar.
      Terceiro vaso com a planta deixar sem sol e molhar.

Tema 6: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos – Objetos e processos de transformação

Atividade 11

Fundamentos teóricos – “As crianças podem ser convidadas a conhecer diferentes objetos e modos de usá-los por meio de fontes escritas, ilustrações ou de entrevistas com pessoas da comunidade. Também poderão ser realizadas perguntas e colocações relacionadas ao uso que é dado a diferentes objetos pelas crianças e pelos adultos.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)
 “Para isso é necessário que as crianças possam interagir com os diferentes objetos, fazer uso deles e receber do professor as informações sobre suas características, funções e usos em contextos significativos para elas.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)



Nome da atividade: Visita a uma horta e confecção de estufa
Objetivo(s):
·      Conhecer os materiais utilizados numa horta;
·      Confeccionar uma estufa para a observação do desenvolvimento das plantas.


Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: Visitar uma horta, e confeccionar uma estufa na sala de aula, para verem a importância destes elementos e como o ciclo da água influencia no desenvolvimento das plantas.


Atividade 12
Nome da atividade: Flor colorida
Objetivo(s):
·      Perceber que a flor absorve água

Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: A anilina será dissolvida na água. Uma flor branca será colocada no copo com a água colorida, onde ficará por mais ou menos uma semana. Depois pegue a flor, as pétalas que eram brancas ficarão coloridas.

Isso acontece porque o caule da flor "chupa" a água que está no copo. A água irriga toda a planta até atingir as pétalas. Como a água está carregada de pigmentos coloridos, esses pigmentos vão com a água até ficarem depositados nas pétalas, deixando-as coloridas.

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