Coordenadora pedagógica: Bárbara Zanella.
Tema 1:
Estudo da Natureza e Sociedade de 0
a 3 anos
Atividade 1
Fundamentos teóricos – “A criação de alguns animais na
instituição, como tartarugas, passarinhos ou peixes, também pode ser realizada
com a participação das crianças nas atividades de alimentação, limpeza etc.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil)
Receitas, culinárias, fazer massas caseiras, tintas que não sejam
tóxicas ou as mais diversas misturas pelo simples prazer do manuseio são
possibilidades de trabalho.” (Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil)
Nome da atividade: Observação do desenvolvimento de um
animal: o girino
Objetivo(s):
·
Observar
o desenvolvimento de um ser vivo.
Descrição Detalhada da
atividade desenvolvida: A professora
apresentará para as crianças um girino, dando explicações sobre tal animal e
suas principais características, fazendo todas as explorações possíveis e
necessárias.
O girino ficará em um aquário, na sala de
aula. A cada dia, a turma observará o animal, destacando as mudanças ocorridas
de um dia para o outro. Durante o seu desenvolvimento serão realizadas outras
atividades relacionadas.
Ao atingir a forma adulta, o animal será devolvido, à natureza, ao seu
habitat natural pelos alunos, e a professora.
Atividade 2
Nome da atividade: Preparo de receita: gelatina
Objetivo(s):
·
Desenvolver noções de evaporação da água.
Descrição Detalhada da atividade desenvolvida: A crianças irão
preparar, com o auxílio da professora, a receita de uma gelatina.
A turma será dividida em grupos,
cada grupo receberá um sabor diferente de gelatina, uma tigela, uma colher,
meia xícara de água fria e alguns cubinhos de gelo (a água quente será
adicionada pela professora).
Os alunos serão orientados a
despejar o conteúdo do pacote de gelatina na tigela. Após a professora
adicionará água quente e as crianças deverão mexer a gelatina. Nesta etapa do
preparo a professora realizará uma experiência para que as crianças percebam
como a água se evapora. Será colocada sobre a tigela a tampa de um pote,
gelada. As crianças deverão observar o que acontece quando a tampa é colocada
sobre o vapor da água quente.
Logo após as crianças deveráo
adicionar água fria e alguns cubinhos de gelo, completando a receita. Nesta
etapa do preparo a professora conversará sobre outra forma apresentada pela
água, a forma sólida, o gelo.
Depois de concluído o preparo as
crianças deverão distribuir o conteúdo da tigela em copinhos com o auxílio de
outro copinho descartável.
Após a destribuição da gelatina
nos copinhos a professora levará os mesmos até a cozinha para que sejam
colocados no freezer e possam ser saboreados pelos alunos na hora do lanche.
Tema
2: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos -
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
Atividade 3
Fundamentos teóricos – Em
nossa sociedade existem muitas culturas e pessoas diferentes. Na família ocorre
o mesmo, seja por idade ou por modo de ser. Mostrar para os alunos as
diferentes famílias que existem e respeitá-las.
Na instituição de educação infantil, a criança encontra possibilidade de
ampliar as experiências que traz de casa e de outros lugares, de estabelecer
novas formas de relação e de contato com uma grande diversidade de costumes,
hábitos e expressões culturais, cruzar histórias individuais e coletivas,
compor um repertório de conhecimentos comuns àquele grupo etc. Reconhecer-se
como ser individual, com identidade própria.
É necessário instigar
os alunos para que busquem conhecimentos de diferentes culturas, modos de viver
de diferentes povos, seus costumes, suas alimentações, vestuários, como
trabalham e como se divertem. Auxiliando-os a compreensão e ao respeito às
diversidades humanas, suas histórias sócio-culturais e a importância da
conservação do acervo histórico de uma sociedade.
Concatenando conhecimentos,
as crianças podem estabelecer relações entre seu dia-a-dia e outras vivências,
percebendo as constantes transformações existentes na sociedade e na humanidade
em todos os tempos e em todos os sentidos.
Nome da
atividade: Árvore Genealógica
Objetivo(s):
·
Conhecer
diferentes famílias e culturas;
·
Identificar
os membros de sua família no presente e no passado;
·
Reconhecer-se
como membro de sua família no presente e no passado;
·
Perceber
a diversidade dos componentes de uma família e respeitá-la.
Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: A professora realizará uma reunião com os pais para
propor que os mesmos façam uma árvore genealógica da família de cada aluno;
Fazer um cartaz em casa com o
auxílio do aluno com fotos ou com nomes de seus familiares;
Levar para a escola, para
exposição aos demais colegas e pais;
Realizar uma exposição de como vivem cada família hoje, e como viviam
antes. Falar algumas curiosidades da família, suas origens, suas culturas e
seus antepassados;
Após questionar os alunos
sobre o parentesco, exemplo:
O irmão de minha mãe é meu?
.................
O filho de minha tia é meu? ...............
A mãe do meu pai é minha? ..............
O pai da minha mãe e meu? ..............
Atividade 4
Nome da
atividade: Uma tarde no museu
Objetivo(s):
·
Conhecer
e identificar os pontos turísticos da cidade;
·
Conhecer
uma fonte preciosa de conhecimentos e descobertas para a formação educacional;
·
Valorizar
o patrimônio cultural do seu grupo social e interessar-se por conhecer diversas
formas de expressão cultural;
·
Conhecer
obras, documentos e objetos que fizeram parte de nossa história;
·
Compreender,
com o acervo documental e objetos que constituem o museu, os avanços
tecnológicos da humanidade;
·
Perceber
a importância da preservação da história e da cultura dos povos, para passar
conhecimentos de geração para geração;
·
Valorizar
a preservação do meio em que vivemos.
Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: A professora organizará uma visita ao museu
municipal, fazendo antes um passeio pelos pontos turísticos da cidade como
praças, igrejas, rios, clubes, cinema e biblioteca municipal.
Solicitará o auxílio de
alguns pais que possam acompanhá-los durante o passeio.
No percurso discorrerá sobre
a importância da preservação do meio onde moramos, do patrimônio
histórico-cultural da cidade, para que tenhamos o que mostrar para nossos
filhos e nossos netos e assim respectivamente.
Durante a visita ao museu,
explanar sobre documentos e objetos que constitui nossa história e a
importância da conservação do acervo histórico-cultural.
Combinar para próxima aula,
na rodinha de conversa um debate sobre o que os alunos acharam do passeio, dos
documentos e objetos que conheceram.
Tema 3: Estudo
da Natureza e Sociedade de 4 a
6 anos – Lugares e suas paisagens
Atividade 5
Fundamentos
teóricos – De
acordo com o RCNEI (1998, vol.3, pg.185):
“O contato com representações como as plantas de rua, os
mapas, globos terrestres e outros tipos de representação, como os desenhos
feitos pelos adultos para indicar percursos (chamados croquis) poderá ocorrer
com a mediação do professor. Esse contato permitirá às crianças reconhecerem a função
social atribuída a essas representações nos contextos cotidianos e de trabalho,
e se aproximarem das características da linguagem gráfica utilizada pela
cartografia.”
De
acordo com o RCNEI (1998, vol. 3, pg. 184):
“A percepção dos componentes da
paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as
crianças aprendem a observá-las de forma intencional, orientada por questões
que elas se colocam ou que os adultos a sua volta lhes propõem. Elas podem ser
convidadas a reconhecer os componentes da paisagem por meio de algumas questões
colocadas pelo professor, realizadas em função do tema que está sendo
trabalhado.”
Nome da
atividade: O homem muda a paisagem
Objetivo(s):
·
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e
natural, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias
sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
·
Valorizar
e preservar o meio ambiente para a qualidade da vida humana e de outras
espécies;
·
Usar
a linguagem oral para conversar e relatar fatos e hipóteses significativos;
·
Usar
a linguagem do recorte para expressar aprendizados;
·
Identificar
os diferentes tipos de paisagens;
·
Perceber
sua importância no meio onde vive como agente ativo e participativo nas
mudanças, bem como, na manutenção de certas atitudes que podem ser certas ou
erradas, neste processo de educação ambiental e no contexto educacional e
social.
Descrição
Detalhada das atividades desenvolvidas:
1º momento: Na hora da
rodinha da conversa a educadora expõe dois tipos de paisagens diferentes: uma
paisagem poluída e destruída pela ação humana, e a segunda imagem uma natureza
linda e cuidada. A professora começa fazendo questionamentos como: Como são
estes lugares? O que aconteceu com eles para que eles ficassem assim? Em qual
destes lugares você gostaria de viver? Por quê? O que acontece com as pessoas
quando elas vivem em lugares poluídos? Você cuida da sua casa? Por quê? Você
cuida da sua escola? Por quê? Você cuida das praças e lugares turísticos da sua
cidade e bairro? E assim, problematizando com as crianças segundo sua
espontaneidade e seus conhecimentos prévios.
2º momento: Fazer um
passeio com as crianças nos entornos da escola para analisar a situação: Este bairro
está limpo e cuidado? Está sujo? Tendo, sempre, como pano de fundo este tipo de
questionamento. Podem-se levar cartazes, demonstrando para a comunidade, o
interesse de cuidar dos lugares e suas paisagens.
3º momento: Os alunos
selecionam algumas revistas para recortar imagens das ”Paisagens cuidadas onde gostaríamos de viver” e dos “Lugares sujos e mal cuidados” e assim,
fazer dois cartazes com estes títulos e suas respectivas imagens.
Atividade 6
Nome da
atividade: Caça ao tesouro
Objetivo(s):
·
Explorar
o ambiente da escola, para que possa se relacionar cooperativamente com os
colegas, manifestando curiosidade e interesse;
·
Participar
ativamente na resolução de problemas;
·
Interpretar
a linguagem gráfica dos mapas.
Descrição
Detalhada das atividades desenvolvidas:
A
educadora explica as regras do jogo. A turma será dividida em dois grupos, para
tanto, serão entregues um mapa diferente para cada grupo, cada primeiro mapa dá
uma pista que vai dar em outro mapa e cada mapa tem o desenho de um lugar da escola
e uma marcação de onde está escondida a próxima pista. As pistas da caça ao
tesouro são escondidas nos diversos lugares da escola. Os dois grupos encontram
cada qual, o seu tesouro, que pode ser um objeto escolhido pelo educador.
Tema 4: Estudo
da Natureza e Sociedade de 4 a
6 anos – Os fenômenos da natureza
Atividade 7
Fundamentos teóricos – Com base no
RCNEI o professor deve proporcionar ao aluno a interação entre as crianças com
o meio, com a finalidade de ampliar seu conhecimento e reconhecer seus limites.
De acordo com o RCNEI o professor deve levar em consideração o conhecimento
prévio dos alunos.
Nome da
atividade: Hora do conto “Dia de chuva” Ana Maria Machado
Objetivo(s):
·
Ampliar
a linguagem oral através de questionamentos sobre o tema;
·
Compreender
o fenômeno da natureza “chuva” através da história trabalhada;
·
Relatar
fatos de sua vivência;
·
Observar
e manusear diferentes materiais sobre o fenômeno.
Descrição
Detalhada das atividades desenvolvidas:
A
professora fará questionamentos como, por exemplo: O que podemos fazer em um
dia de chuva? De onde vem a chuva? Por que chove? O que tu fazes em um dia de
chuva? Como fica a rua onde tu moras?
Após
os questionamentos a professora fará a leitura da historia “dia de chuva” da
autora Ana Maria Machado.
Atividade 8
Nome da
atividade: Jogo de luz e sombra
Objetivo(s):
·
Despertar
a imaginação;
·
Diferenciar
fontes luminosas;
·
Identificar
as sombras de diferentes objetos.
Descrição Detalhada das
atividades desenvolvidas: A professora ficará atrás de uma cortina, a sala estará sem
luz, com a luz da lanterna ele irá iluminar diferentes objetos que estarão
organizados em cima da mesa e pedirá que as crianças digam de qual objeto é a
sombra que está aparecendo.
Tema 5: Estudo
da Natureza e Sociedade de 4 a
6 anos – Os seres Vivos
Atividade 9
Fundamentos teóricos – Percepção dos cuidados com o corpo.
Percepção dos cuidados necessários, a preservação da vida e do ambiente.
Nome da
atividade: Quebra cabeça
Objetivo(s):
·
Reconhecer
o esquema corporal próprio, comparando-o com o de outros seres vivos
Descrição Detalhada das
atividades desenvolvidas: Em
pequenos grupos ou individualmente montar o quebra-cabeça oferecido.
Exemplos: homem, mulher,
bebê, criança, cavalo, peixe, cobra, pássaro, borboleta, tartaruga, sapo.
Os quebra-cabeças
oferecidos terão poucas peças e as partes do corpo estarão destacadas (cabeça,
tronco e membros se houver).
Atividade 10
Nome da
atividade: Cuidados com as plantas
Objetivo(s):
·
Compreender
a importância dos cuidados básicos necessários com as plantas como: sol, água,
ar e terra.
Descrição Detalhada das
atividades desenvolvidas: Levar para a sala de aula três vasos iguais
com mudas de plantas iguais para as crianças observarem como o cuidado com a
planta vai fazer a diferença no seu desenvolvimento.
Primeiro vaso com a
planta deixar pegando sol e molhar com freqüência.
Segundo vaso com a
planta deixar ao sol sem molhar.
Terceiro vaso com a
planta deixar sem sol e molhar.
Tema
6: Estudo da Natureza e Sociedade de 4 a 6 anos – Objetos e processos de
transformação
Atividade 11
Fundamentos teóricos – “As
crianças podem ser convidadas a conhecer diferentes objetos e modos de usá-los
por meio de fontes escritas, ilustrações ou de entrevistas com pessoas da
comunidade. Também poderão ser realizadas perguntas e colocações relacionadas
ao uso que é dado a diferentes objetos pelas crianças e pelos adultos.”
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil)
“Para isso é necessário que as
crianças possam interagir com os diferentes objetos, fazer uso deles e receber
do professor as informações sobre suas características, funções e usos em
contextos significativos para elas.” (Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil)
Nome da
atividade: Visita a uma horta e confecção de estufa
Objetivo(s):
·
Conhecer
os materiais utilizados numa horta;
·
Confeccionar
uma estufa para a observação do desenvolvimento das plantas.
Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: Visitar uma horta, e
confeccionar uma estufa na sala de aula, para verem a importância destes
elementos e como o ciclo da água influencia no desenvolvimento das plantas.
Atividade 12
Nome da
atividade: Flor colorida
Objetivo(s):
·
Perceber
que a flor absorve água
Descrição Detalhada das atividades desenvolvidas: A anilina será dissolvida na água. Uma flor branca será
colocada no copo com a água colorida, onde ficará por mais ou menos uma semana.
Depois pegue a flor, as pétalas que eram brancas ficarão coloridas.
Isso
acontece porque o caule da flor "chupa" a água que está no copo. A
água irriga toda a planta até atingir as pétalas. Como a água está carregada de
pigmentos coloridos, esses pigmentos vão com a água até ficarem depositados nas
pétalas, deixando-as coloridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário