terça-feira, 1 de outubro de 2013

Atividades de movimento na educação infantil

A QUESTÃO DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O ser humano é, como os animais, dotado de movimentos, e como os animais, movimenta-se para explorar tudo ao seu redor, bem como, aprende através de sua motricidade.
Entretanto, o ser humano é dotado da capacidade de compreender sua ação motora, deste modo, a educação física escolar não pode limitar-se a apenas a ensinar a dimensão do domínio (ação) de seus movimentos corporais, mas ampliar o nível de compreensão (reflexão) desta motricidade. Isto é, dominar uma ação motora não significa que o aluno tenha compreendido esta ação.
Sendo assim, é de suma importância que o professor de educação infantil, ao realizar atividades de movimento, busque provocar o conflito cognitivo em seu aluno, promovendo assim, a tomada de consciência dos mecanismos empregados na ação (análise, reflexão e abstração).
Lateralidade corporal: a consciência que o corpo humano é feito de lados (em cima, em baixo, de um lado, do outro, esquerda, direita).
Dominância lateral: O que determina se a criança usará predominantemente a mão direita ou a esquerda, por exemplo, é a chamada dominância lateral.

EXEMPLOS DE AULAS DE MOVIMENTO
AULA 01
Nível de ensino: educação infantil
Tema: estruturas capacitativas
Sub-tema: lateralidade corporal
Objetivos: vivenciar diferentes movimentos corporais que evidenciem a dominância lateral.
Materiais: bolas de voleibol (ou de tamanho parecido)
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Em sala de aula
Verbalizar aos alunos que o conteúdo que será trabalhado se chama lateralidade corporal, escrever no quadro de giz.
Apresentar a ideia de que nosso corpo possui vários lados e que temos mais facilidade ou dificuldade em realizar movimentos de acordo com o lado que usamos (isso se chama dominância lateral).
Aula prática
1.     Em duplas:
2.    Realizar movimentos espontâneos com a bola;
3.    Um de frente para o outro, conforme vai lançando a bola para o companheiro, vai se afastando;
4.    A uma distância estabelecida pela dupla, lançar a bola com uma mão e depois com a outra;
5.    Lançar a bola no chão com a mão que tem mais facilidade e pegar com aquela que tem mais dificuldade para realizar o movimento;
6.    Jogar a bola com a mão que tem mais facilidade e acertar a coxa antes dela cair no chão;
7.    Chutar a bola um para o outro;
8.    Chutar a bola com um pé e depois com o outro;
9.    Chutar a bola com um calcanhar e depois com o outro.
POSSÍVEIS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELO PROFESSOR
Qual mão você preferiu usar para lançar a bola para o colega? Por quê?
Qual lado do corpo você prefere utilizar para que a bola vá mais alto ou mais longe?
A mão que você lança a bola pertence ao mesmo lado que você usa para recebê-la?
O pé que você tem mais facilidade para chutar pertence ao mesmo lado que a mão que você preferiu usar para jogar a bola?
Quando você chutou a bola de frente ou de costas utilizou o mesmo lado do corpo? Por quê?
AVALIAÇÃO DA AULA
Os questionamentos são realizados durante as atividades de forma individual e coletiva e, no final, questionamos sobre o que entenderam sobre a dominância lateral. Fazer o levantamento dos motivos pelos quais preferimos usar um lado do corpo mais que o outro.
AULA 02
Nível de ensino: educação infantil
Tema: estruturas capacitativas
Sub-tema: lateralidade corporal
Objetivo: experimentar diversos movimentos corporais que evidenciam a dominância lateral dos membros superiores.
Materiais: bolas de tênis de campo (ou bolas de meia), pratos de plástico rígido (normalmente utilizados na merenda escolar)
DESENVOLVIMENTO DA AULA
Em sala de aula
Evidenciar o conteúdo que está sendo estudado e relaciona-lo com o objetivo da aula;
Relembrar o que são membros superiores.
Aula prática
Se possível, cada um com uma bola, se não houver condições, pode ser feito em duplas ou trios.
Individual
Vivência espontânea com as bolas de tênis;
Lançar a bola de uma mão para a outra, solicitar que os alunos prestem atenção em qual é o lado mais fácil;
Lançar a bola contra o chão com uma mão, depois com a outra;
Lançar a bola para cima com a mão que acha mais fácil e apanha-la sem deixar cair no chão;
Lançar a bola com a mão que acha mais fácil de realizar o movimento e tocar a outra mão no chão com aquela que acha mais difícil, antes de pegar a bola;
Em duplas
Cada dupla com dois pratos e uma bola;
Rebater a bola um para o outro com o fundo do prato;
Procurar rebater alternando a mão que segura o prato, solicite a criança prestar atenção aos seus movimentos, qual das mãos tem mais facilidade;
Segurar a bola com a mão que acha mais difícil e rebater com o prato na mão que acha mais fácil – depois troca;
Lançar a bola para cima e golpear com força a bola com o prato – experimentar os dois lados.
POSSÍVEIS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELO PROFESSOR
Qual lado você usou para lançar a bola, você achou mais fácil?
E para apanhar/receber a bola?
Qual a mão que você conseguiu jogar com mais força a bola no chão? Por quê?
Por que você usou o prato nesse lado/nessa mão para rebater a bola?
Qual lado você teve mais força para golpear a bola com o prato?
AVALIAÇÃO DA AULA

Colocar as crianças em círculo e questionar sobre qual é sua dominância lateral dos membros superiores e como ele sabe que esse lado é dominante.

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