A
QUESTÃO DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O ser humano é, como os
animais, dotado de movimentos, e como os animais, movimenta-se para explorar
tudo ao seu redor, bem como, aprende através de sua motricidade.
Entretanto, o ser humano é
dotado da capacidade de compreender sua ação motora, deste modo, a educação
física escolar não pode limitar-se a apenas a ensinar a dimensão do domínio
(ação) de seus movimentos corporais, mas ampliar o nível de compreensão
(reflexão) desta motricidade. Isto é, dominar uma ação motora não significa que
o aluno tenha compreendido esta ação.
Sendo assim, é de suma
importância que o professor de educação infantil, ao realizar atividades de
movimento, busque provocar o conflito cognitivo em seu aluno, promovendo assim,
a tomada de consciência dos mecanismos empregados na ação (análise, reflexão e
abstração).
Lateralidade
corporal: a consciência
que o corpo humano é feito de lados (em cima, em baixo, de um lado, do outro,
esquerda, direita).
Dominância
lateral: O que determina
se a criança usará predominantemente a mão direita ou a esquerda, por exemplo,
é a chamada dominância lateral.
EXEMPLOS
DE AULAS DE MOVIMENTO
AULA
01
Nível de ensino: educação
infantil
Tema: estruturas capacitativas
Sub-tema: lateralidade corporal
Objetivos: vivenciar diferentes
movimentos corporais que evidenciem a dominância lateral.
Materiais: bolas de voleibol
(ou de tamanho parecido)
DESENVOLVIMENTO
DA AULA
Em
sala de aula
Verbalizar aos alunos que o
conteúdo que será trabalhado se chama lateralidade corporal, escrever no quadro
de giz.
Apresentar a ideia de que nosso
corpo possui vários lados e que temos mais facilidade ou dificuldade em
realizar movimentos de acordo com o lado que usamos (isso se chama dominância
lateral).
Aula
prática
1. Em duplas:
2. Realizar movimentos espontâneos com a bola;
3. Um de frente para o outro, conforme vai
lançando a bola para o companheiro, vai se afastando;
4. A uma distância estabelecida pela dupla,
lançar a bola com uma mão e depois com a outra;
5. Lançar a bola no chão com a mão que tem
mais facilidade e pegar com aquela que tem mais dificuldade para realizar o
movimento;
6. Jogar a bola com a mão que tem mais
facilidade e acertar a coxa antes dela cair no chão;
7. Chutar a bola um para o outro;
8. Chutar a bola com um pé e depois com o outro;
9. Chutar a bola com um calcanhar e depois com
o outro.
POSSÍVEIS
QUESTIONAMENTOS FEITOS PELO PROFESSOR
Qual mão você preferiu usar
para lançar a bola para o colega? Por quê?
Qual lado do corpo você prefere
utilizar para que a bola vá mais alto ou mais longe?
A mão que você lança a bola
pertence ao mesmo lado que você usa para recebê-la?
O pé que você tem mais
facilidade para chutar pertence ao mesmo lado que a mão que você preferiu usar
para jogar a bola?
Quando você chutou a bola de
frente ou de costas utilizou o mesmo lado do corpo? Por quê?
AVALIAÇÃO
DA AULA
Os questionamentos são
realizados durante as atividades de forma individual e coletiva e, no final,
questionamos sobre o que entenderam sobre a dominância lateral. Fazer o
levantamento dos motivos pelos quais preferimos usar um lado do corpo mais que
o outro.
AULA
02
Nível
de ensino: educação
infantil
Tema:
estruturas capacitativas
Sub-tema: lateralidade corporal
Objetivo: experimentar diversos movimentos corporais
que evidenciam a dominância lateral dos membros superiores.
Materiais:
bolas de tênis de campo
(ou bolas de meia), pratos de plástico rígido (normalmente utilizados na
merenda escolar)
DESENVOLVIMENTO
DA AULA
Em
sala de aula
Evidenciar o conteúdo que está
sendo estudado e relaciona-lo com o objetivo da aula;
Relembrar o que são membros
superiores.
Aula
prática
Se possível, cada um com uma
bola, se não houver condições, pode ser feito em duplas ou trios.
Individual
Vivência espontânea com as
bolas de tênis;
Lançar a bola de uma mão para a
outra, solicitar que os alunos prestem atenção em qual é o lado mais fácil;
Lançar a bola contra o chão com
uma mão, depois com a outra;
Lançar a bola para cima com a
mão que acha mais fácil e apanha-la sem deixar cair no chão;
Lançar a bola com a mão que
acha mais fácil de realizar o movimento e tocar a outra mão no chão com aquela
que acha mais difícil, antes de pegar a bola;
Em
duplas
Cada dupla com dois pratos e
uma bola;
Rebater a bola um para o outro
com o fundo do prato;
Procurar rebater alternando a
mão que segura o prato, solicite a criança prestar atenção aos seus movimentos,
qual das mãos tem mais facilidade;
Segurar a bola com a mão que
acha mais difícil e rebater com o prato na mão que acha mais fácil – depois
troca;
Lançar a bola para cima e
golpear com força a bola com o prato – experimentar os dois lados.
POSSÍVEIS
QUESTIONAMENTOS FEITOS PELO PROFESSOR
Qual lado você usou para lançar
a bola, você achou mais fácil?
E para apanhar/receber a bola?
Qual a mão que você conseguiu
jogar com mais força a bola no chão? Por quê?
Por que você usou o prato nesse
lado/nessa mão para rebater a bola?
Qual lado você teve mais força
para golpear a bola com o prato?
AVALIAÇÃO
DA AULA
Colocar as crianças em círculo
e questionar sobre qual é sua dominância lateral dos membros superiores e como
ele sabe que esse lado é dominante.
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