quinta-feira, 5 de junho de 2014

Projeto sobre Brasil e Copa do Mundo 2014

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA
SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Sugestão de projeto pedagógico
 Assunto: Brasil
Tema: Copa do mundo no Brasil
Título: Copa do pé na bola da Casinha da Emília
Duração: Aproximadamente 30 dias

JUSTIFICATIVA:
O Brasil está vivendo um momento histórico em relação ao esporte, especialmente ao futebol, com o advento da “Copa do Mundo”. Durante esse acontecimento todo o país estará em clima de competição e espírito esportivo envolvendo cada cidadão na torcida por seu time do coração. A busca por uma identidade patriótica é fundamental no desenvolvimento da criança, saber de onde se é, o que há de bom e o que há para melhorar em nosso país, conhecendo nosso hino, bandeira, cores, símbolos, cultura, regras do futebol, quantidade de componentes no time, entre outros aspectos é de fundamental importância para as crianças da educação infantil, esses aspectos possibilitam o conhecimento contextualizado e significativo, desenvolvendo integralmente a criança.

OBJETIVO GERAL:
Conhecer as culturas presentes em nosso país, bandeira, cores, símbolos, hino, regras de jogos envolvendo o pé na bola (football em inglês) e o futebol, quantidade de componentes, ampliando seu conhecimento de mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Brincar;
  • Usar a linguagem oral para conversar, relatar hipóteses e fatos significativos do cotidiano;
  • Conhecer o significado das cores da bandeira do Brasil e posicionar-se corretamente durante o hino nacional;
  • Expressar suas necessidades, desejos e sensações;
  • Conhecer e/ou reconhecer cores e formas;
  • Estabelecer contato com subculturas das cidades onde os jogos da “Copa do Mundo” serão realizados;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Conhecer as regras do futebol;
  • Entender regras de jogos que envolvem o pé na bola;
  • Brincar com a música e com as artes cênicas;
  • Conhecer a escrita do seu nome;
  • Vivenciar diferentes movimentos corporais que evidenciem a dominância lateral;
  • Cuidar e respeitar suas produções artísticas e a dos colegas;
  • Expressar curiosidade e interesse;
  • Movimentar-se amplamente demonstrando controle de seus movimentos corporais;
  • Apreciar canções diversas e paródias em relação à copa do mundo;
  • Demonstrar criatividade e senso estético durante as criações artísticas;
  • Perceber a diferença entre objetos que rolam e que não rolam;
  • Utilizar a linguagem artística para expressar-se seja de forma bidimensional ou tridimensional;
  • Compreender e interpretar histórias;
  • Cantar e improvisar musicalmente;
  • Conhecer o mascote da copa do mundo (Fuleco) e de qual animal diz respeito;

Atividade desencadeadora:
Decorar a escola com bandeirinhas, mapas do Brasil, releituras da bandeira do Brasil com materiais alternativos (tampinhas de garrafa, copos descartáveis, colagem, tinta, pratinhos descartáveis, entre outros), bandeiras em forma de coração, com o formato do país, usando papéis picados formando mosaico, com papelão, retalhos de tecidos, EVA, TNT, garrafa pet, com rolos de papel higiênico pintado com tinta, usando a criatividade e os materiais disponíveis.

Atividades:

·       Hora do conto: “Era uma vez um Tatu bola...” em slides (Data show ou notebook);
·       Vídeo musical Tatu Bolinha (Cocoricó);
·       Hora do conto em slides “O dono da bola” (Ruth Rocha);
·       Hora do conto “O aniversário do bebê” (livro);
·       Hora do conto “A bola que quica” (livro);
·       Música “Partida de Futebol” Skank;
·       Hasteamento das bandeiras e audição do hino nacional;
·       Compreensão, interpretação e composição visual baseada nas histórias;
·       Pesquisar os esportes que utilizam bola;
·       Vídeo musical “Bola de meia, bola de gude” (Milton Nascimento);
·       Mostrar através do globo terrestre onde se localiza nosso país, explicando que diferenciamos cada país pela sua bandeira, mostrar que o Rio Grande do Sul e Uruguaiana fazem parte deste grande país, sendo “pedacinhos” dessa grande extensão territorial.
·       Jogo da memória da bandeira do Brasil (invertendo as cores formando pares)
·       Exibir a bandeira do Brasil, identificando cores e formas.
·       Dar recortado para as crianças um retângulo verde, um losango amarelo e um círculo azul para a criança montar a bandeira do Brasil (inclusão de classes).
·       Distribuir folhas sulfite com a bandeira do Brasil impressa, e tiras de papel verde, amarelo e azul, pedir para que a criança identifique em cada forma sua respectiva cor e vá rasgando pequenos pedaços de papel formando uma bandeira com mosaico.
·       Poema da copa do mundo (pode ser cantado);
Exposição de conhecimentos prévios a partir de questionamentos orais;
·       Observar o mapa do Brasil e o globo terrestre;
·       Apreciar e desenhar a bandeira do Brasil com giz de cera;
·       Criar um cartaz coletivo da bandeira do Brasil a partir da impressão das mãos;
·       Construir um cartaz coletivo a partir de mosaico com as cores da bandeira;
·       Inclusão de classes a partir da bandeira do Brasil;
·       Pesquisa em livros sobre o mapa do Brasil e buscar informações sobre o Tatu-Bola em material previamente selecionado pelo professor;
·       Pesquisa em casa sobre o número de jogadores num time de futebol, posições, entre outros;
·       Leitura de imagem e construção de texto coletivo a partir da apreciação visual da obra “Jogando Bola” de Ivan Cruz, possíveis questionamentos de leitura de imagem:

* Do que se trata esta imagem?
* Quais as cores e formas usadas na obra?
* Quantas crianças há?
* O que estão fazendo?
* Você gostou desta obra? Por quê?
* O que esta obra faz você sentir?
* Dar algumas informações de autor da obra (Ivan Cruz) e por que ele produziu esta e outras pinturas;
* Após, escolher um nome para a história, nomes para os personagens e escrever em papel pardo em letra palito de acordo com as sugestões das crianças.
* Feito isso, a educadora propõe uma releitura da imagem, isto é, as crianças devem realizar uma composição visual, tendo como inspiração a obra de Ivan Cruz;
·       Brincadeira do rola ou não rola? Pegue uma bola. Empurre-a. Ela rola? Pegue um cubo. Ele rola? Pegue uma caixa de sapato. Ela rola? Separe os objetos que rolam e os que não rolam.
·       Construir o mapa do Brasil em cartaz coletivo identificando em quais locais encontra-se que tipos de produções, procurando em jornais, revistas e encartes de supermercados. Ex.: no mapa do Rio Grande do Sul produz-se arroz, em Santa Catarina há bastante produção de peixes, entre outros aspectos pesquisados;
·       Conhecer e identificar através de pesquisa em livros qual animal é o mascote da Copa no Brasil, Fuleco (tatu bola);
·       Lembrancinhas em EVA do mascote da Copa do Mundo, Fuleco;
·       Pesquisa em casa com as famílias sobre quantas vezes e em quais anos o Brasil foi campeão do mundo;
·       Bingo de cores e bingo de números;
·       Jogo de futebol, formando times na turma;
·       Construção de varal ou cortinas com as cores da bandeira do Brasil (para os bebês deixar em local acessível para que possam explorar);
·       Leitura do poema: “Jogo de bola” (Cecília Meireles).
Jogo de Bola

   A bela bola
  rola:
  a bela bola do Raul.

  Bola amarela,
  a da Arabela.

  A do Raul,
  azul.

  Rola a amarela
  e pula a azul.

  A bola é mole,
  é mole e rola.

  A bola é bela,
  é bela e pula.

  É bella, rola e pula,
  é mole, amarela, azul.

  A de Raul é de Arabela,
  e a de Arabela é de Raul.
  CECÍLIA MEIRELES


  • Apresente o poema escrito em papel pardo visível aos alunos;
*Leve para a sala de aula bolas amarelas e azuis para realizar a leitura da história dramatizando-a;
* Promover uma roda de conversa e propor questões como: a bola amarela é da Arabela. A do Raul é de que cor?
* Preparar a sala previamente com vários objetos azuis e amarelos, pedir que as crianças encontrem esses objetos e coloquem em caixas de suas respectivas cores;
* Feito isso, instigar com questionamentos orais como: quantos objetos há em cada caixa? Quantos amarelos? Quantos azuis? Qual caixa tem mais? Qual tem menos?
* Para encerrar a atividade divida a turma em dois times, amarre fita azul (no pulso direito) em um time e amarela no outro para identificá-los, logo, proponha desafios como:
* Jogar a bola para cima e depois agarrá-la;
* Fazer a bola girar como um pião;
* Jogar a bola para um amigo;
* Fazer a bola passar por um túnel;
* Chutar e fazer gol;
* Passar por cima de objetos predeterminados.


  • Brincadeira “Bola na floresta”.
*Promover a reflexão da turma a cerca dos animais do Brasil (por eles conhecidos) que vivem na floresta e no campo;
* Em seguida, dispor as crianças em círculo e pedir que cada uma escolha um animal que quiser ser e guardá-lo na memória;
* Vá ao centro do círculo e diga “nesta floresta tem...” e chame por um dos animais, ao mesmo tempo em que arremessa a bola contra o chão. Faça isso bem no centro do círculo, com força suficiente para que a bola suba e dê tempo para o aluno chamado correr e apanhá-la antes que caia;
* Quem pegou a bola ou tentou pegá-la deve arremessá-la novamente;
* Procure não excluir quem não conseguir capturar a bola, tente novamente ou incentive que preste mais atenção da próxima vez.
  • Variações:
* Estabeleça que o mesmo animal deve ser escolhido por dois alunos para ver quem consegue pegar primeiro a bola, quando a dupla for chamada.
* Aumente o grau de dificuldade do jogo, arremessando a bola ao alto, ao invés de bate-la ao chão. Assim ela cairá mais rapidamente e as crianças precisarão de mais agilidade.
* Além dos nomes de animais, utilize outros elementos da floresta na brincadeira, como: árvores, arbustos, cipós, relva, folhas, cachoeiras e bichinhos pequenos (mosquito, formiga, mosca, abelha, borboletas, lagartas e pássaros).

  • Jogo: “As Ilhas”
* Neste jogo podem participar oito ou mais jogadores. O objetivo do jogo é fazer com que a equipe de náufragos passe de uma ilha para a outra sem que a equipe de tubarões a acerte com uma bola.
* Para preparar o jogo, que deve ser em um espaço amplo, deve-se desenhar no chão dois círculos com cerca de 3 metros de diâmetro e a 15 metros de distância um do outro. Esses círculos serão as "ilhas". A turma deve ser dividida em dois times: o de "tubarões", que ficam espalhados, fora dos círculos, e o de "náufragos", que ficam em uma das "ilhas" e começam com a bola.
* Um dos "náufragos" lança a bola o mais longe possível e sai correndo até a outra ilha. Os "tubarões", então, tentam pegar essa bola e acertar no "náufrago", antes que ele chegue à ilha. Se conseguir, o náufrago vira "tubarão". Quando não tiver mais nenhum jogador na primeira ilha, contam-se os que conseguiram chegar à outra e as equipes invertem os papéis.

  • Jogo: “Barra bola”
* Para esse jogo traçam-se duas linhas paralelas distantes 10 metros uma da outra. Atrás das linhas será o campo de cada um dos times. Os times terão um número igual de crianças.
Ao iniciar o jogo, o time escolhido para a partida pega a bola e um de seus componentes arremessa para o campo contrário. Se a bola não for apanhada no ar, aquela que a pega no chão terá que devolvê-la também para o campo contrário; se a bola for apanhada no ar, aquele que o fizer passará para o campo oposto, como espião do seu time.
O espião deve procurar sempre apanhar a bola do adversário, para poder passá-la as mãos de um dos componentes de sua turma. E, se este conseguir apanhar a bola antes de cair no chão, também passará para o campo contrário como espião. Vencerá o time que conseguir o maior número de espiões no campo oposto.

  • Jogo: “Com quem estará a bola”.
*MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado.
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados.
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.


  • Jogo da lateralidade corporal.
* Apresentar a ideia de que nosso corpo possui vários lados e que temos mais facilidade ou dificuldade em realizar movimentos de acordo com o lado que usamos (isso se chama dominância lateral).
* Em duplas:
* Realizar movimentos espontâneos com a bola;
* Um de frente para o outro, conforme vai lançando a bola para o companheiro, vai se afastando;
* A uma distância estabelecida pela dupla, lançar a bola com uma mão e depois com a outra;
* Lançar a bola no chão com a mão que tem mais facilidade e pegar com aquela que tem mais dificuldade para realizar o movimento;
* Jogar a bola com a mão que tem mais facilidade e acertar a coxa antes dela cair no chão;
* Chutar a bola um para o outro;
* Chutar a bola com um pé e depois com o outro;
* Chutar a bola com um calcanhar e depois com o outro.

  • Construção de bolas com materiais alternativos: com jornal e meia calça usada, com papel crepom para lançar em um pote no meio de uma roda, com papel machê pintada com tinta guache, entre outros.

  • Jogo: descobrir o que está mudado. Pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações. Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

  • Jogo do limão. Os alunos sentados em círculo, sendo um de posse do limão, os alunos iniciarão a brincadeira cantando a música “meu limão, meu limoeiro, meu pé de jacarandá...” ao mesmo tempo passando o limão para os colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.

  • Jogo do revezamento: Organização: duas colunas frente a frente com mais ou menos 10m de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
* Execução: ao sinal, correrão, até a linha de chegada, voltando a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.

Leitura e releitura de imagem: “A grande partida de futebol” arte naif.



Questionamentos:
  • Do que se trata esta obra?
  • Quantos jogadores são?
  • Suas camisetas são da mesma cor?
  • Por que usam camisetas de cores diferentes?
  • Qual é a forma do campo de futebol?
  • Quais formas há desenhadas no campo?
  • Vamos fazer nosso próprio jogo de bola?
  • Entregar uma folha verde para que as crianças façam a releitura da obra.
  • Culminância: de acordo com a escolha do professor.

Recursos: papéis coloridos, EVA’s, papel pardo, hidrocor, giz de cera, lápis de cor, papel sulfite, material de sucata, tintas, pincéis, data show, telão, computador, som, CD’s, TNT’s, bolas, livros, pen drive, globo terrestre, mapa do Brasil, papel dobradura, papel crepom, papel de seda, bandeiras, hino nacional, jornais, revistas, creative paper,

Avaliação: através de observações e registros durante o processo.

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