quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Projeto Pedagógico o Sol e a Lua

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA

BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ
Coordenadora pedagógica: Gabriela Fernandes





Projeto pedagógico:
“O sol e a lua”
Etapa IV-C
Auxiliar pedagógica: Greyce



Uruguaiana, novembro de 2013.

Projeto pedagógico

Assunto: O sistema solar.

Temas: O sol, a lua, as estrelas e o planeta Terra.

Título: “O sol e a lua”.

Duração: Aproximadamente 30 dias.

JUSTIFICATIVA:

Perguntas como “Por que o sol não cai do céu?”, “Para onde ele vai durante a noite?”, ou “Por que a lua às vezes aparece de dia?” permitem que as crianças possam manifestar suas hipóteses sobre esses fenômenos e, pelo trabalho do professor, modificá-las gradualmente, à medida que novos conhecimentos possam ser integrados àqueles que elas já possuem (BRASIL, 1998b, p.192).
Deste modo, surgiram perguntas sobre a noite e o dia, o sol e a lua, as estrelas e o arco-íris durante conversas na turma, através da audição da música “O sol e a lua”, portanto, justifica-se a existência do projeto pedagógico para aprofundamento teórico e prático quanto ao assunto em questão.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver o senso crítico, estético, bem como, ampliar os conhecimentos a cerca do sistema solar, rever e reformular algumas explicações que possuem sobre os fenômenos da natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Brincar;
  • Usar a linguagem oral para conversar, relatar hipóteses e fatos significativos do cotidiano;
  • Desenvolver o senso crítico, ético e estético;
  • Demonstrar curiosidade e interesse;
  • Ampliar o conhecimento sobre o sistema solar;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Observar e analisar os efeitos da luz e do calor;
  • Desenvolver o ritmo musical;
  • Reconhecer cores e formas do sol, planeta, lua, entre outros aspectos do sistema solar;
  • Apreciar obras artísticas, bem como, conhecer algumas informações sobre autores de obras;
  • Confeccionar cartazes coletivos utilizando materiais diversos;
  • Valorizar as suas produções artísticas e as dos colegas;
  • Realizar leitura e releitura de imagem;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Construir o cantinho do astronauta;
  • Reconhecer que a luz do sol é fonte de vida na Terra;
  • Perceber danos causados pelo excesso de exposição solar;
  • Compreender e interpretar histórias;
  • Ouvir com atenção às histórias contadas;
  • Desenvolver a motricidade ampla e fina;
  • Ampliar o repertório e a memória musical;
  • Perceber que a Terra gira em torno do sol;
  • Confeccionar de forma tridimensional o sistema solar.

ATIVIDADE DESENCADEADORA

Questionamentos orais: O que vemos no céu durante o dia? O que enxergamos no céu durante a noite?
Após, com auxílio do data show e do telão, a educadora coloca o clip da música “O sol e a lua”, as crianças realizam a audição, logo desenham o que entenderam.

ATIVIDADES

  • Hora do conto: “O solzinho amarelo”;
  • Hora do conto: “O sistema solar”;
  • Hora do conto “O sol e a lua” em slides;
  • Hora do conto “O livro dos astros”;
  • Hora do conto “O arco-íris”;
  • Hora do conto “De onde vem o arco-íris?”;
  • Hora do conto: “Flicts”;
  • Hora do conto: “Sonhos incríveis”;
  • Hora do conto: “Dia e noite”;
  • Cartaz coletivo das janelinhas: “O que vejo no céu de dia x o que vejo no céu de noite”;
  • Cartaz coletivo “A lua”;
  • Cartaz coletivo “O sol” com tinta e carimbo das mãozinhas;
  • Confecção de fantoches de vara o Sol e a Lua;
  • Cartaz coletivo de ação de graças “Agradecemos a Deus pelo Sol, a lua, as estrelas e o planeta”;
  • Confecção dos círculos de jornal para a maquete;
  • Pintura dos planetas, Sol e Lua do sistema solar;
  • Maquete do sistema solar;
  • Cantinho do foguete com caixa de papelão;
  • Cartaz coletivo “O sol e a lua”;
  • Canções diversas;
  • Ensaios coreográficos com a música “O sol e a lua”;
  • Experiência para perceber o calor da luz do sol;
  • Desenhos com lápis de cor, giz de cera e hidrocor para ilustrar as histórias contadas;
  • Compreensão e interpretação das histórias através de questionamentos orais;
  • Modelagem dos astros;
  • Receita de pão caseiro para verificar os efeitos do calor sobre os alimentos;
  • Jogo de luz e sombra;
  • Apreciação de imagens “Noite estrelada (Van Gogh)”, “Sol nascente (Monet)”, “Série Mallorca (Miro)”;
  • Leitura e releitura de imagens;
  • Interferência figurativa “Série Mallorca (Miro)”;
  • Show de talentos;
  • Chamada;
  • Calendário;
  • Brincadeiras recreativas (ovo choco, dança das cadeiras cooperativa e competitiva, passa-passará )
  • Mesa partilhada com as famílias;
  • Construção de enfeites para árvore de Natal e decoração da árvore com as famílias;
  • Construção de guirlanda de “Sol e Lua”;
  • Cartaz coletivo “O sistema Solar”.

ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA

Apresentação de canção com coreografia “O sol e a lua”.

RECURSOS

Papel pardo, tintas, tenaz, cola colorida, livros, papel crepom, papel de seda, cola gliter, EVA’s, fita adesiva, algodão, caixa de papelão, jornal, pincel, hidrocor, folha sulfite, giz de cera, tesoura, obras artísticas, giz de quadro negro.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de observação e do alcance, pelas crianças, dos objetivos propostos no projeto.














 Apenas algumas fotinhos dos meus queridos alunos colocando a mão na massa, exercendo sua criatividade, autonomia e cidadania, esperando cada um, a sua vez dentro de um processo democrático. 

Fantoches de vara do Sol e da Lua para apresentação de dança e música

Alguns cartazes feitos no projeto


Cartaz da noite, após a hora do conto "Dia e noite"



6 comentários: