ESCOLA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA
BÁRBARA ESTELA ZANELLA NUÑEZ
Coordenadora pedagógica: Gabriela
Fernandes
Projeto pedagógico:
“O
sol e a lua”
Etapa IV-C
Auxiliar pedagógica: Greyce
Uruguaiana, novembro de 2013.
Projeto
pedagógico
Assunto:
O sistema solar.
Temas:
O sol, a lua, as estrelas e o planeta Terra.
Título:
“O sol e a lua”.
Duração:
Aproximadamente 30 dias.
JUSTIFICATIVA:
Perguntas
como “Por que o sol não cai do céu?”, “Para onde ele vai durante a noite?”, ou
“Por que a lua às vezes aparece de dia?” permitem que as crianças possam
manifestar suas hipóteses sobre esses fenômenos e, pelo trabalho do professor,
modificá-las gradualmente, à medida que novos conhecimentos possam ser
integrados àqueles que elas já possuem (BRASIL, 1998b, p.192).
Deste modo, surgiram perguntas sobre a
noite e o dia, o sol e a lua, as estrelas e o arco-íris durante conversas na
turma, através da audição da música “O sol e a lua”, portanto, justifica-se a
existência do projeto pedagógico para aprofundamento teórico e prático quanto
ao assunto em questão.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver o senso crítico, estético,
bem como, ampliar os conhecimentos a cerca do sistema solar, rever e reformular
algumas explicações que possuem sobre os fenômenos da natureza.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Brincar;
- Usar
a linguagem oral para conversar, relatar hipóteses e fatos significativos
do cotidiano;
- Desenvolver
o senso crítico, ético e estético;
- Demonstrar
curiosidade e interesse;
- Ampliar
o conhecimento sobre o sistema solar;
- Desenvolver
a criatividade;
- Observar
e analisar os efeitos da luz e do calor;
- Desenvolver
o ritmo musical;
- Reconhecer
cores e formas do sol, planeta, lua, entre outros aspectos do sistema
solar;
- Apreciar
obras artísticas, bem como, conhecer algumas informações sobre autores de
obras;
- Confeccionar
cartazes coletivos utilizando materiais diversos;
- Valorizar
as suas produções artísticas e as dos colegas;
- Realizar
leitura e releitura de imagem;
- Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Construir
o cantinho do astronauta;
- Reconhecer
que a luz do sol é fonte de vida na Terra;
- Perceber
danos causados pelo excesso de exposição solar;
- Compreender
e interpretar histórias;
- Ouvir
com atenção às histórias contadas;
- Desenvolver
a motricidade ampla e fina;
- Ampliar
o repertório e a memória musical;
- Perceber
que a Terra gira em torno do sol;
- Confeccionar
de forma tridimensional o sistema solar.
ATIVIDADE DESENCADEADORA
Questionamentos orais: O que vemos no
céu durante o dia? O que enxergamos no céu durante a noite?
Após, com auxílio do data show e do
telão, a educadora coloca o clip da música “O sol e a lua”, as crianças
realizam a audição, logo desenham o que entenderam.
ATIVIDADES
- Hora
do conto: “O solzinho amarelo”;
- Hora
do conto: “O sistema solar”;
- Hora
do conto “O sol e a lua” em slides;
- Hora
do conto “O livro dos astros”;
- Hora
do conto “O arco-íris”;
- Hora
do conto “De onde vem o arco-íris?”;
- Hora
do conto: “Flicts”;
- Hora
do conto: “Sonhos incríveis”;
- Hora
do conto: “Dia e noite”;
- Cartaz
coletivo das janelinhas: “O que vejo no céu de dia x o que vejo no céu de
noite”;
- Cartaz
coletivo “A lua”;
- Cartaz
coletivo “O sol” com tinta e carimbo das mãozinhas;
- Confecção
de fantoches de vara o Sol e a Lua;
- Cartaz
coletivo de ação de graças “Agradecemos a Deus pelo Sol, a lua, as
estrelas e o planeta”;
- Confecção
dos círculos de jornal para a maquete;
- Pintura
dos planetas, Sol e Lua do sistema solar;
- Maquete
do sistema solar;
- Cantinho
do foguete com caixa de papelão;
- Cartaz
coletivo “O sol e a lua”;
- Canções
diversas;
- Ensaios
coreográficos com a música “O sol e a lua”;
- Experiência
para perceber o calor da luz do sol;
- Desenhos
com lápis de cor, giz de cera e hidrocor para ilustrar as histórias
contadas;
- Compreensão
e interpretação das histórias através de questionamentos orais;
- Modelagem
dos astros;
- Receita
de pão caseiro para verificar os efeitos do calor sobre os alimentos;
- Jogo
de luz e sombra;
- Apreciação
de imagens “Noite estrelada (Van Gogh)”, “Sol nascente (Monet)”, “Série
Mallorca (Miro)”;
- Leitura
e releitura de imagens;
- Interferência
figurativa “Série Mallorca (Miro)”;
- Show
de talentos;
- Chamada;
- Calendário;
- Brincadeiras
recreativas (ovo choco, dança das cadeiras cooperativa e competitiva,
passa-passará )
- Mesa
partilhada com as famílias;
- Construção
de enfeites para árvore de Natal e decoração da árvore com as famílias;
- Construção
de guirlanda de “Sol e Lua”;
- Cartaz
coletivo “O sistema Solar”.
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA
Apresentação
de canção com coreografia “O sol e a lua”.
RECURSOS
Papel pardo,
tintas, tenaz, cola colorida, livros, papel crepom, papel de seda, cola gliter,
EVA’s, fita adesiva, algodão, caixa de papelão, jornal, pincel, hidrocor, folha
sulfite, giz de cera, tesoura, obras artísticas, giz de quadro negro.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de
observação e do alcance, pelas crianças, dos objetivos propostos no projeto.
Apenas algumas fotinhos dos meus queridos alunos colocando a mão na massa, exercendo sua criatividade, autonomia e cidadania, esperando cada um, a sua vez dentro de um processo democrático.
Fantoches de vara do Sol e da Lua para apresentação de dança e música
Fantoches de vara do Sol e da Lua para apresentação de dança e música
Alguns cartazes feitos no projeto
Cartaz da noite, após a hora do conto "Dia e noite"
lindas ideias!!
ResponderExcluirparabéns por tornar os momentos de aprendizagem tão significativos e prazerosos!
amei
ResponderExcluirGostei, e vou fazer um projeto para os meus alunos com as idéias sua posso?
ResponderExcluirMuito bom, parabéns! 👏👏👏👏
ResponderExcluirAMEI!!!!Parabéns
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir