terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto Super-Heróis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA

COHAB II - Alameda Central S/N
Uruguaiana-RS
Fone: (055) 3413-5810

Projeto
Assunto: Super-Heróis
Tema: Quem são os Super-Heróis
Título: Somos todos Super-Heróis
Etapa: V C
Professora: Fabiana da Silva
Turno: Manhã
Duração: 07/10/13 à 31/10/13

Justificativa

Observando o comportamento e o forte interesse da etapa V C em assuntos sobre Super-Heróis e como eles imaginam e criam personagens, resolvi aprofundar o estudo sobre o assunto, desenvolvendo em nossos alunos um processo de ensino aprendizagem amplo, lúdico e de grande importância nesse princípio de vida escolar, trabalhando intensamente o tema, desenvolvendo diversas atividades, elaborando vários materiais e construindo novos conhecimentos.
"No inconsciente de toda criança, os primeiros heróis são os pais. Elas acreditam que eles são os mais fortes e bonitos. Essa necessidade de encontrar um herói acontece porque a criança se sente importante daí ela procura um herói com o qual se identifique". 
A identificação com super-heróis é muito comum, o poder de herói dá à criança a coragem para lutar contra as dificuldades internas e externas. 


Objetivo Geral
Refletir sobre quem são os Super-Heróis, se eles existem.

Objetivos

Conceituais
_Identificar a primeira letra do nome de cada super-herói;
_Reconhecer os nomes dos super-heróis, através de jogos e brincadeiras;
_Reconhecer a quantidade de letras de cada nome;
_Identificar semelhanças e diferenças entre os personagens;
_Confrontar a realidade e a fantasia;
_Enumerar as músicas trabalhadas; 
_Abordar conceitos do tipo: bem/mal; certo/errado...
_Identificar as características específicas de cada super-herói;

Procedimentais
_Descrever as funções de cada super-herói;
_Assistir filmes sobre o tema;
_Explorar o faz-de-conta através das brincadeiras;
_Eleger o herói do dia na sala através da votação;
_Construir máscaras, capas, escudos, bandanas, coroas;
_Inventar músicas a partir dos super-heróis trabalhados;
_Construir o gráfico do herói favorito;
Atitudinais 
_ Reconhecer a importância dos super-heróis, como parte da imaginação;
_Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
_Conhecer a história de cada personagem;
_Desenvolver a formação de hábitos e atitudes sociais e morais;
_Trabalhar o estreitamento de laços de amizade;
_Envolver a família no processo ensino-aprendizagem;

Atividade desencadeadora
à Apresentar na roda, as figuras dos super-heróis que trabalharemos ao
longo do projeto, junto com os nomes. 

Procedimentos

àNa roda, propor uma maneira de escolher o super-herói que será o primeiro
a ser trabalhado, cada criança irá falar o que sabe do super-herói, a partir
daí, montar uma história coletiva, registrar através de desenho.
à Junto com as crianças inventar músicas para cada personagem. Antes disso,
combinar com as crianças qual o ritmo das músicas e as palavras que podemos
usar para rimar.
à Registrar a cada momento, com desenhos, as músicas, colar as letras das
músicas.
à Para trabalhar matemática, colar o nome do personagem, pedir para as
crianças colarem bolinhas de papel, palitos de picolé ou tampinhas, em cada
letra do nome, fazer a contagem oral e registrar da maneira que a criança
quiser(números,bolinhas,tracinhos.)
à Pesquisa: Pedir para que os pais de cada aluno façam um desenho do super-
herói que eles mais gostavam quando eram crianças. As crianças irão expor as
pesquisas pela sala e apresentarão, fazendo uma comparação dos super-heróis.
à Confeccionar com as crianças os bonecões de meia calça e jornal,
fantasia-los com as roupas dos super heróis e expô-los pela sala de aula
(.super homem e Batman voando, homem aranha escalando a parede, etc.)
à Ao final do estudo de todos os personagens, montar uma história em
quadrinhos individual, cada criança montará com os personagens que
escolherem.
à Brincar com os quebra cabeças, jogar memória e bingo. Todos esses
materiais foram confeccionados pela professora e pelos alunos. Os materiais
foram recolhidos da Internet e materiais de festa de aniversário.
à Passar filmes dos super-heróis, conversar sobre as histórias e
registra-los com desenhos.
à Receberemos a visita super-herói super amigo Batman, onde ele conversará
com as crianças sobre o respeito, a educação e a vida dele. As crianças farão
perguntas que irão
ser colhida durante todo o projeto.

Culminância
à Baile de fantasias Super-Heróis e mesa partilhada

Avaliação
Observar diariamente a participação e o desempenho dos alunos na
realização das tarefas.  Registro de observações, impressões, fotos, documentos variados que constatem resultados. 

Referências bibliográficas
portal.mec.gov.br › Secretaria de Educação Básica
www.smartkids.com.br/especiais/super-herois.html‎
turmadaprofejanete.blogspot.




Nenhum comentário:

Postar um comentário