ESTADO DO RIO GRANDE
DO SUL
PREFEITURA MUNICIPAL
DE URUGUAIANA
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO INFANTIL CASINHA DA EMÍLIA
COHAB II - Alameda
Central S/N
Uruguaiana-RS
Fone: (055) 3413-5810
Projeto
Assunto: Super-Heróis
Tema: Quem são os
Super-Heróis
Título: Somos
todos Super-Heróis
Etapa: V C
Professora:
Fabiana da Silva
Turno: Manhã
Duração: 07/10/13
à 31/10/13
Justificativa
Observando o comportamento e o
forte interesse da etapa V C em assuntos sobre Super-Heróis e como eles
imaginam e criam personagens, resolvi aprofundar o estudo sobre o assunto,
desenvolvendo em nossos alunos um processo de ensino aprendizagem amplo, lúdico
e de grande importância nesse princípio de vida escolar, trabalhando
intensamente o tema, desenvolvendo diversas atividades, elaborando vários
materiais e construindo novos conhecimentos.
"No inconsciente de toda
criança, os primeiros heróis são os pais. Elas acreditam que eles são os
mais fortes e bonitos. Essa necessidade de encontrar um herói acontece
porque a criança se sente importante daí ela procura um herói com o qual
se identifique".
A identificação com super-heróis é
muito comum, o poder de herói dá à criança a coragem para lutar contra as
dificuldades internas e externas.
Objetivo Geral
Refletir sobre quem
são os Super-Heróis, se eles existem.
Objetivos
Conceituais
_Identificar a primeira letra do nome de cada super-herói;
_Reconhecer os nomes dos super-heróis, através de jogos e brincadeiras;
_Reconhecer a quantidade de letras de cada nome;
_Identificar semelhanças e diferenças entre os personagens;
_Confrontar a realidade e a fantasia;
_Enumerar as músicas trabalhadas;
_Identificar a primeira letra do nome de cada super-herói;
_Reconhecer os nomes dos super-heróis, através de jogos e brincadeiras;
_Reconhecer a quantidade de letras de cada nome;
_Identificar semelhanças e diferenças entre os personagens;
_Confrontar a realidade e a fantasia;
_Enumerar as músicas trabalhadas;
_Abordar conceitos do tipo: bem/mal; certo/errado...
_Identificar as características específicas de cada super-herói;
Procedimentais
_Descrever as funções de cada super-herói;
_Assistir filmes sobre o tema;
Procedimentais
_Descrever as funções de cada super-herói;
_Assistir filmes sobre o tema;
_Explorar o faz-de-conta através das brincadeiras;
_Eleger o herói do dia na sala através da votação;
_Construir máscaras, capas, escudos, bandanas, coroas;
_Inventar músicas a partir dos super-heróis
trabalhados;
_Construir o gráfico do herói favorito;
Atitudinais
_ Reconhecer a importância dos super-heróis, como parte da imaginação;
_Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
_Conhecer a história de cada personagem;
_Desenvolver a formação de hábitos e atitudes sociais e morais;
_Trabalhar o estreitamento de laços de amizade;
_Envolver a família no processo ensino-aprendizagem;
_Construir o gráfico do herói favorito;
Atitudinais
_ Reconhecer a importância dos super-heróis, como parte da imaginação;
_Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
_Conhecer a história de cada personagem;
_Desenvolver a formação de hábitos e atitudes sociais e morais;
_Trabalhar o estreitamento de laços de amizade;
_Envolver a família no processo ensino-aprendizagem;
Atividade desencadeadora
à Apresentar na roda, as figuras dos super-heróis que
trabalharemos ao
longo do projeto, junto com os nomes.
longo do projeto, junto com os nomes.
Procedimentos
àNa roda, propor uma maneira de escolher o super-herói que será o primeiro
a ser trabalhado, cada criança irá falar o que sabe do super-herói, a partir
daí, montar uma história coletiva, registrar através de desenho.
à Junto com as crianças inventar músicas para cada personagem. Antes disso,
combinar com as crianças qual o ritmo das músicas e as palavras que podemos
usar para rimar.
à Registrar a cada momento, com desenhos, as músicas, colar as letras das
músicas.
à Para trabalhar matemática, colar o nome do personagem, pedir para as
crianças colarem bolinhas de papel, palitos de picolé ou tampinhas, em cada
letra do nome, fazer a contagem oral e registrar da maneira que a criança
quiser(números,bolinhas,tracinhos.)
à Pesquisa: Pedir para que os pais de cada aluno façam um desenho do super-
herói que eles mais gostavam quando eram crianças. As crianças irão expor as
pesquisas pela sala e apresentarão, fazendo uma comparação dos super-heróis.
à Confeccionar com as crianças os bonecões de meia calça e jornal,
fantasia-los com as roupas dos super heróis e expô-los pela sala de aula
(.super homem e Batman voando, homem aranha escalando a parede, etc.)
à Ao final do estudo de todos os personagens, montar uma história em
quadrinhos individual, cada criança montará com os personagens que
escolherem.
à Brincar com os quebra cabeças, jogar memória e bingo. Todos esses
materiais foram confeccionados pela professora e pelos alunos. Os materiais
foram recolhidos da Internet e materiais de festa de aniversário.
à Passar filmes dos super-heróis, conversar sobre as histórias e
registra-los com desenhos.
à Receberemos a visita super-herói super amigo Batman, onde ele conversará
com as crianças sobre o respeito, a educação e a vida dele. As crianças farão
perguntas que irão
ser colhida durante todo o projeto.
Culminância
à Baile de fantasias Super-Heróis
e mesa partilhada
Avaliação
Observar diariamente a
participação e o desempenho dos alunos na
realização das tarefas. Registro de observações, impressões, fotos, documentos variados que constatem resultados.
realização das tarefas. Registro de observações, impressões, fotos, documentos variados que constatem resultados.
Referências bibliográficas
portal.mec.gov.br
› Secretaria
de Educação Básica
www.smartkids.com.br/especiais/super-herois.html
turmadaprofejanete.blogspot.
Nenhum comentário:
Postar um comentário