Sugestões
de desafios
Brincadeira
do toque!
Peça aos alunos que caminhem pela sala ao
som de uma música. Quando ela parar, dê um comando dizendo o nome de duas
partes do corpo. O objetivo é que os alunos executem rapidamente a tarefa
pedida. Por exemplo, quando disser “mão no pé”, um aluno deverá colocar a sua
mão no pé de um amiguinho o mais rápido que conseguir. Os comandos deverão ser
solicitações, como mão no cabelo, pé no pé, cotovelo no ombro e assim por
diante. Certamente será bem divertido!
Brincadeira do passa a bola
Cantar a música passando a bola:
Passa a bola, passa a bola
Para o seu amigo
Passa a bola, passa a bola
Para a sua amiga
Passa a bola, passa a bola
Só para a direita
Passa a bola, passa a bola
Só para a esquerda
Não deixe a bola cair!
Jogo das estátuas
O professor dá o comando para cada grupo
de 5 alunos e os alunos devem ficar como estátuas na posição que ela falar.
Quem errar é eliminado.
O último que sobrar será o vencedor.
COMANDOS:
1- Mão direita para baixo e mão esquerda para cima.
2- Pé esquerdo no chão e pé direito levantado.
3- Mão esquerda na orelha direita.
4- Mão direita no peito e mão esquerda na testa.
5- Um dedo da mão esquerda na orelha direita.
6- Mão esquerda no joelho esquerdo.
7- Pé direito no joelho esquerdo.
8- Mão direita no cotovelo esquerdo.
9- Mão esquerda tapando o olho direito.
10- Um dedo da mão
direita na ponta do nariz.
Conversando com os colegas
O que há 1 (um ou uma) e o que há 2 (dois
ou duas):
·
No seu corpo;
·
Na sala de aula.
Adivinha: quem é ele?
Abra os olhos, meu amigo
E atenção nas 4 linhas
4 versos que perguntam
O que é esta adivinha?
É duro, gordo e careca
É branquinho, sim senhor
Sua mãe é desdentada
Mas seu pai é cantador?
(ovo)
Cartaz coletivo das formas geométricas
Dividir o cartaz em três partes: a do
triângulo, a do quadrado e a do círculo.
Distribuir revistas, folhetos de
supermercados, jornais entre outros. Pedir que as crianças recortem objetos que
têm a mesma forma das formas geométricas e colar em seu respectivo lugar.
Expor o cartaz.
Jogo do “rola ou não rola?”
·
Pegue uma bola.
Empurre-a. Ela rola?
·
Pegue um cubo.
Ele rola?
·
Pegue uma caixa
de sapato. Ela rola?
·
Separe os
objetos que rolam e os que não rolam.
Brincando com o tangran
O tangran é um quebra-cabeça chinês
composto de 7 peças. Usando todas as peças do tangran, ou apenas algumas delas,
podemos construir muitas figuras.
·
Proponha desafios para
as crianças, como:
·
Forme um
quadrado com duas peças;
·
Forme um
quadrado com três peças;
·
Forme um
quadrado com todas as peças do tangran;
·
Forme peixinhos
com duas peças do jogo;
·
Forme a figura
humana com o tangran.
·
Peça que as crianças
observem as peças do tangran e faça questionamentos:
·
Quantas peças
são?
·
Quantas peças
triangulares?
·
Quantas
circulares?
·
Quantas
quadradas?
Siga a sequência lógica das cores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário