segunda-feira, 31 de março de 2014

Sugestões de atividades desafiadoras para a pré-escola

Sugestões de desafios

Brincadeira do toque!
Peça aos alunos que caminhem pela sala ao som de uma música. Quando ela parar, dê um comando dizendo o nome de duas partes do corpo. O objetivo é que os alunos executem rapidamente a tarefa pedida. Por exemplo, quando disser “mão no pé”, um aluno deverá colocar a sua mão no pé de um amiguinho o mais rápido que conseguir. Os comandos deverão ser solicitações, como mão no cabelo, pé no pé, cotovelo no ombro e assim por diante. Certamente será bem divertido!

Brincadeira do passa a bola
Cantar a música passando a bola:
Passa a bola, passa a bola
Para o seu amigo
Passa a bola, passa a bola
Para a sua amiga
Passa a bola, passa a bola
Só para a direita
Passa a bola, passa a bola
Só para a esquerda
Não deixe a bola cair!

Jogo das estátuas
O professor dá o comando para cada grupo de 5 alunos e os alunos devem ficar como estátuas na posição que ela falar.
Quem errar é eliminado.
O último que sobrar será o vencedor.
COMANDOS:
1-    Mão direita para baixo e mão esquerda para cima.
2-    Pé esquerdo no chão e pé direito levantado.
3-    Mão esquerda na orelha direita.
4-    Mão direita no peito e mão esquerda na testa.
5-    Um dedo da mão esquerda na orelha direita.
6-    Mão esquerda no joelho esquerdo.
7-    Pé direito no joelho esquerdo.
8-    Mão direita no cotovelo esquerdo.
9-    Mão esquerda tapando o olho direito.
10-  Um dedo da mão direita na ponta do nariz.

Conversando com os colegas
O que há 1 (um ou uma) e o que há 2 (dois ou duas):
·       No seu corpo;
·       Na sala de aula.

Adivinha: quem é ele?
Abra os olhos, meu amigo
E atenção nas 4 linhas
4 versos que perguntam
O que é esta adivinha?

É duro, gordo e careca
É branquinho, sim senhor
Sua mãe é desdentada
Mas seu pai é cantador?
(ovo)

Cartaz coletivo das formas geométricas
Dividir o cartaz em três partes: a do triângulo, a do quadrado e a do círculo.
Distribuir revistas, folhetos de supermercados, jornais entre outros. Pedir que as crianças recortem objetos que têm a mesma forma das formas geométricas e colar em seu respectivo lugar.
Expor o cartaz.

Jogo do “rola ou não rola?”
·       Pegue uma bola. Empurre-a. Ela rola?
·       Pegue um cubo. Ele rola?
·       Pegue uma caixa de sapato. Ela rola?
·       Separe os objetos que rolam e os que não rolam.

Brincando com o tangran


O tangran é um quebra-cabeça chinês composto de 7 peças. Usando todas as peças do tangran, ou apenas algumas delas, podemos construir muitas figuras.

·       Proponha desafios para as crianças, como:
·       Forme um quadrado com duas peças;
·       Forme um quadrado com três peças;
·       Forme um quadrado com todas as peças do tangran;
·       Forme peixinhos com duas peças do jogo;
·       Forme a figura humana com o tangran.
·       Peça que as crianças observem as peças do tangran e faça questionamentos:
·       Quantas peças são?
·       Quantas peças triangulares?
·       Quantas circulares?
·       Quantas quadradas?

Siga a sequência lógica das cores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário