Metamorfose
de objetos e desempenho de papéis: brincar de c asinha, de escola, de médico e
dentista, etc...
Jogos Imitativos
¶ Imitar a forma de andar dos animais:
andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.
¶ Cavalo e cavaleiro
- Galopar livremente montados sobre um
cabo de vassoura, imitando um cavalo- de- pau.
- Galopar em ritmo acelerado, montados
sobre um cabo de vassoura (cavalo- de- pau) e parar repentinamente a um sinal combinado
(palmas, apito etc .).
- Montados sobre um cabo de vassoura,
imitando um cavalo- de- pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo;
galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o
cavaleiro quer caminhar);
- Galopar em duplas no mesmo cavalo:
inicialmente sobre um c abo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas
imaginando-se sobre um cavalo.
¶
Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como
trenzinho.
¶ Andar imitando pessoas e objetos:
- um velhinho;
- um cego atravessando a rua;
- uma pessoa distraída;
- alguém carregando uma coisa muito
pesada;
- um robô;
- uma pessoa com sapato apertado;
- uma mãe carregando o filho no colo;
- alguém com muita pressa etc.
¶ Profissões:
- Um bombeiro subindo a escada de seu carro
para apagar o fogo.
- Um domador de circo domando a fera com
chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.
- Uma lavadeira lavando roupa
(esfregando, torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).
- Um marceneiro serrando madeira e
martelando prego.
- Um padeiro preparando pão (batendo a
massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e
colocando-os no forno).
- Uma cozinheira fazendo comida (batendo
ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).
- Um pianista tocando piano.
- Uma costureira fazendo uma roupa (cortando
e costurando).
- Um relojoeiro consertando e dando corda
no relógio.
Jogos
de adivinhação:
¶ Mímica: observar os movimentos
realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está
imitando.
Por exemplo:
- Comer;
- chutar uma bola;
- pegar uma flor e sentir-lhe o perfume
- pintar uma parede;
- escrever na lousa;
- tocar um piano
- lavar roupa etc.
¶
Um diz: - "Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver. Qual
é?". Os outros tentam adivinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo.
Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: - "Estou pensando na parte do corpo que serve
para:
- ouvir;
- andar, correr, pular , chutar;
- segurar um objeto, agarrar uma bola,
desenhar, escrever" etc .
¶ Uma criança (ou a professora) faz
perguntas em forma de adivinhação: - "O que é, o que é:
- que fica em cima do pescoço?
- que fica entre o pé e o joelho?
- que fica entre os olhos e a boca?"
etc .
As crianças tentam adivinhar, nomeando a
parte do corpo, apontando- a ou movimentando- a.
¶ Uma criança diz que está pensando num
objeto, e dá uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -
"Estou pensando num objeto que está:
- em c ima do armário;
- ao lado da porta;
- em frente à janela;
- atrás da mesa "etc .
As outras crianças tentam adivinhar qual
é o objeto.
¶
Uma criança diz: - "O que é, o que é? Estou pensando num objeto que serve
para:
- escovar os dentes;
- comer;
- escrever;
- apagar o que se escreve" etc.
As
outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.
5. Inventar finais diferentes para as
histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final
diferente para ela.
6. Inventar histórias à vista de
gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas
entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a seqüência das ações. Depois
imagina uma história à vista da seqüência das cenas.
7. Seguir um percurso indicado: divididos
em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso
indicado pela professora ou por uma das crianças:
¶ passar por entre a cadeira e a parede;
¶ virar para a esquerda;
¶ seguir em frente;
¶ dobrar para a direita;
¶ andar em volta da mesa etc.
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