terça-feira, 1 de outubro de 2013

Atividades de desempenho de papéis na educação infantil

Metamorfose de objetos e desempenho de papéis: brincar de c asinha, de escola, de médico e dentista, etc...
 Jogos Imitativos
¶ Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.
¶ Cavalo e cavaleiro
- Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo- de- pau.
- Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo- de- pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc .).
- Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo- de- pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);
- Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um c abo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.
¶ Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como trenzinho.
¶ Andar imitando pessoas e objetos:
- um velhinho;
- um cego atravessando a rua;
- uma pessoa distraída;
- alguém carregando uma coisa muito pesada;
- um robô;
- uma pessoa com sapato apertado;
- uma mãe carregando o filho no colo;
- alguém com muita pressa etc.
¶ Profissões:
- Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apagar o fogo.
- Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.
- Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo,pendurando no varal e passando a ferro).
- Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
- Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
- Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).
- Um pianista tocando piano.
- Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e costurando).
- Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.
Jogos de adivinhação:
¶ Mímica: observar os movimentos realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando.
Por exemplo:
- Comer;
- chutar uma bola;
- pegar uma flor e sentir-lhe o perfume
- pintar uma parede;
- escrever na lousa;
- tocar um piano
- lavar roupa etc.
¶ Um diz: - "Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver. Qual é?". Os outros tentam adivinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: - "Estou pensando na parte do corpo que serve para:
- ouvir;
- andar, correr, pular , chutar;
- segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar, escrever" etc .
¶ Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de adivinhação: - "O que é, o que é:
- que fica em cima do pescoço?
- que fica entre o pé e o joelho?
- que fica entre os olhos e a boca?" etc .
As crianças tentam adivinhar, nomeando a parte do corpo, apontando- a ou movimentando- a.
¶ Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -
"Estou pensando num objeto que está:
- em c ima do armário;
- ao lado da porta;
- em frente à janela;
- atrás da mesa "etc .
As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.
¶ Uma criança diz: - "O que é, o que é? Estou pensando num objeto que serve para:
- escovar os dentes;
- comer;
- escrever;
- apagar o que se escreve" etc.
 As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.
5. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final diferente para ela.
6. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a seqüência das ações. Depois imagina uma história à vista da seqüência das cenas.
7. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das crianças:
¶ passar por entre a cadeira e a parede;
¶ virar para a esquerda;
¶ seguir em frente;
¶ dobrar para a direita;

¶ andar em volta da mesa etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário